Eu posso ser empreendedor?

By | 16 de agosto de 2017

O empreendedor é um dos principais personagens na sociedade. A história relata diversos exemplos de empreendedores pelo mundo. Não é difícil identificar em uma cena de filmes, por exemplo, uma pessoa vendendo um tecido ou alimentos para outros.

Mas o que é empreendedor? Há diversas definições, mas podemos descrevê-lo como uma pessoa que identifica uma oportunidade de negócio e o explora, gerando emprego e renda para uma comunidade.

Temos vários exemplos no Brasil e no mundo, muitas vezes pessoas comuns com sonhos e que se esforçam para transformá-lo em um negócio. Exemplo mais próximo é o Professor Agripino de Oliveira Lima, que fundou a Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), mantenedora da Unoeste, e que hoje emprega milhares de pessoas. Outro exemplo no Brasil é o Roberto Marinho, que após se aposentar fundou a Rede Globo de Televisão.

Talvez você esteja se perguntando: Eu posso empreender? Como é ser empreendedor? Quais são as vantagens e desvantagens? As dúvidas são diversas, mas outra pergunta que também sempre me fazem é sobre o perfil do empreendedor. Veja, todas as respostas estão dentro de você. Sim, dentro de você, pois tudo que você quer ser basta vontade e muito trabalho. Faz sentido para você? Então, não importa sua classe social, raça, religião, partido político, sexo, grau de estudo, curso que esteja fazendo, enfim, nada, pois todas as pessoas podem ser empreendedoras. O que você precisa ter é conhecimento para resolver um problema da oportunidade que identificou.

Para resolver isso é interessante primeiramente identificar o problema, ver como poderia ser solucionado, quantas pessoas precisam da solução e quanto “R$” as pessoas estariam dispostas a pagar. Para isso, você precisa aprender a criar um modelo de negócios, e uma ferramenta superinteressante é o Business Model Canvas (Modelo de Negócios CANVAS). É um quadro com 9 repartições que orienta como seu negócio poderá se sustentar.

As pessoas dos cursos de licenciatura, por exemplo, além de aulas particulares para os alunos, que já é um ato empreendedor, podem melhorar seu modelo de negócio. Um problema hoje muito comum é os pais não saberem auxiliar os filhos em relação ao conteúdo escolar, isso faz com que os pais precisem de ajuda, ou seja, um problema que pode ser solucionado por um licenciado.

Ainda, alguns projetos precisam de determinados cálculos matemáticos para a resolução de um problema em específico, então, nada melhor que um matemático para solucioná-lo. O curso de Ciências Contábeis é outra grande oportunidade, pois a quantidade de impostos, regras e leis do país faz com que qualquer empresário precise ser um expert em contabilidade, senão a empresa perde muito dinheiro, ou você pode ter um “personal contábil”.

Ou seja, eu poderia ficar aqui dias e dias falando sobre oportunidades, mais não pretendo esgotar as possibilidades, mas acredite, todas as áreas têm vários ganchos, talvez o que não nos permita avançar seja o medo, mas aí não é falta de oportunidade, ou melhor, surgiu outra oportunidade… Agora para os psicólogos: como tratar o medo de pessoas que querem empreender? Está vendo, tem muita ocasião, basta correr atrás e pensar fora da caixa (termo utilizado para pensar diferente).

Outro assunto que gostaria de abordar e que está dentro do contexto é o IntraEmpreendedor. O intraempreendedorismo é muito praticado em todas as empresas por diversas pessoas. Imagine que você não quer ser o dono do seu próprio negócio, está bem formado, bem empregado, mas faz tudo na empresa como se ela fosse sua, cuida, respeita, ajuda, colabora, enfim, você é um intraempreendedor.

Percebe como o empreendedorismo é uma ciência, uma arte, e até uma doutrina? Justamente por isso é necessário estudar, então recomendo livros sobre o assunto para ajudar você a desenvolver o seu lado empreendedor.

Além de uma boa formação, a Unoeste incentiva o empreendedorismo para que todos os estudantes tenham além do mercado de trabalho, a oportunidade de empreender e gerar empregos para os próximos estudantes.

Boa sorte a todos, e conte sempre com a ajuda e atividades da INTEPP para auxiliá-los nesse processo.

www.intepp.com.br

Comments

comments