Skip to content
Blog Unoeste
  • Carreiras
  • Mercado de Trabalho
  • Cotidiano
20 de novembro de 2018 / Cotidiano

Eu posso ser empreendedor?

 

O empreendedor é um dos principais personagens na sociedade. A história relata diversos exemplos de empreendedores pelo mundo. Não é difícil identificar em uma cena de filmes, por exemplo, uma pessoa vendendo um tecido ou alimentos para outros.

Mas o que é empreendedor? Há diversas definições, mas podemos descrevê-lo como uma pessoa que identifica uma oportunidade de negócio e o explora, gerando emprego e renda para uma comunidade.

Temos vários exemplos no Brasil e no mundo, muitas vezes pessoas comuns com sonhos e que se esforçam para transformá-lo em um negócio. Exemplo mais próximo é o Professor Agripino de Oliveira Lima, que fundou a Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), mantenedora da Unoeste, e que hoje emprega milhares de pessoas. Outro exemplo no Brasil é o Roberto Marinho, que após se aposentar fundou a Rede Globo de Televisão.

Talvez você esteja se perguntando: Eu posso empreender? Como é ser empreendedor? Quais são as vantagens e desvantagens? As dúvidas são diversas, mas outra pergunta que também sempre me fazem é sobre o perfil do empreendedor. Veja, todas as respostas estão dentro de você. Sim, dentro de você, pois tudo que você quer ser basta vontade e muito trabalho. Faz sentido para você? Então, não importa sua classe social, raça, religião, partido político, sexo, grau de estudo, curso que esteja fazendo, enfim, nada, pois todas as pessoas podem ser empreendedoras. O que você precisa ter é conhecimento para resolver um problema da oportunidade que identificou.

Para resolver isso é interessante primeiramente identificar o problema, ver como poderia ser solucionado, quantas pessoas precisam da solução e quanto “R$” as pessoas estariam dispostas a pagar. Para isso, você precisa aprender a criar um modelo de negócios, e uma ferramenta superinteressante é o Business Model Canvas (Modelo de Negócios CANVAS). É um quadro com 9 repartições que orienta como seu negócio poderá se sustentar.

As pessoas dos cursos de licenciatura, por exemplo, além de aulas particulares para os alunos, que já é um ato empreendedor, podem melhorar seu modelo de negócio. Um problema hoje muito comum é os pais não saberem auxiliar os filhos em relação ao conteúdo escolar, isso faz com que os pais precisem de ajuda, ou seja, um problema que pode ser solucionado por um licenciado.

Ainda, alguns projetos precisam de determinados cálculos matemáticos para a resolução de um problema em específico, então, nada melhor que um matemático para solucioná-lo. O curso de Ciências Contábeis é outra grande oportunidade, pois a quantidade de impostos, regras e leis do país faz com que qualquer empresário precise ser um expert em contabilidade, senão a empresa perde muito dinheiro, ou você pode ter um “personal contábil”.

Ou seja, eu poderia ficar aqui dias e dias falando sobre oportunidades, mais não pretendo esgotar as possibilidades, mas acredite, todas as áreas têm vários ganchos, talvez o que não nos permita avançar seja o medo, mas aí não é falta de oportunidade, ou melhor, surgiu outra oportunidade… Agora para os psicólogos: como tratar o medo de pessoas que querem empreender? Está vendo, tem muita ocasião, basta correr atrás e pensar fora da caixa (termo utilizado para pensar diferente).

Outro assunto que gostaria de abordar e que está dentro do contexto é o IntraEmpreendedor. O intraempreendedorismo é muito praticado em todas as empresas por diversas pessoas. Imagine que você não quer ser o dono do seu próprio negócio, está bem formado, bem empregado, mas faz tudo na empresa como se ela fosse sua, cuida, respeita, ajuda, colabora, enfim, você é um intraempreendedor.

Percebe como o empreendedorismo é uma ciência, uma arte, e até uma doutrina? Justamente por isso é necessário estudar, então recomendo livros sobre o assunto para ajudar você a desenvolver o seu lado empreendedor.

Além de uma boa formação, a Unoeste incentiva o empreendedorismo para que todos os estudantes tenham além do mercado de trabalho, a oportunidade de empreender e gerar empregos para os próximos estudantes.

Boa sorte a todos, e conte sempre com a ajuda e atividades da INTEPP para auxiliá-los nesse processo.

www.intepp.com.br

Posts Relacionados:

7 Passos para se inscrever em um Intercâmbio Estudantil
Viver uma experiência internacional, conhecer uma nova cultura e aperf...
Administrador: profissional necessário no mundo!
O administrador é um dos profissionais mais importantes nas empresas, ...
Prouni: documentos necessários para matrícula
Se você for aprovado no Prouni, veja quais são os documentos necessári...

Comments

comments

Post navigation

Post Anterior:

O que é Startup?

Próximo Post:

7 Passos para se inscrever em um Intercâmbio Estudantil

Unoeste
@Unoeste
Sou uma das melhores universidades particulares do Brasil.
Seja bem-vindo ao meu blog.
Site da Unoeste

Categorias

  • Carreiras
  • Cotidiano
  • Informações Gerais
  • Mercado de Trabalho

Instagram



SOBRE A UNOESTE

Sou a realização de um sonho ousado do Professor Agripino e da Dona Ana. Com ideal de transformar vidas, formo profissionais competentes e preparados para gerar qualidade de vida, promovendo desenvolvimento econômico, social e ambiental por onde forem.

Já formei mais de 90 mil profissionais para o Brasil e o mundo. E todo início de semestre reafirmo o compromisso com cada aluno que entra no meu universo para realização de um novo sonho.

CATEGORIAS

  • Carreiras
  • Mercado de Trabalho
  • Cotidiano

POSTS MAIS RECENTES

  • Engenharia Civil: construindo o futuro
  • Pós-graduação proporciona melhores chances de emprego e salários
  • Direito é área repleta de oportunidades
  • Prouni: documentos necessários para matrícula
  • No caminho do frango não tem hormônio, tem Zootecnia
© 2019 Blog Unoeste - Powered by SimplyNews