7 Passos para se inscrever em um Intercâmbio Estudantil

Por
0 0 0 Sem comentários

Viver uma experiência internacional, conhecer uma nova cultura e aperfeiçoar um idioma é o sonho de muitos. Por meio do Intercâmbio Estudantil, isso pode se tornar a sua realidade. O intercâmbio, além de colaborar para o seu crescimento profissional, é bastante valorizado pelas melhores empresas. E você, acha que está na hora de estudar também fora do país?

Se você pensa em embarcar nesta experiência e encher a sua bagagem de conhecimento, se liga nos Processo Seletivos da Unoeste para as Bolsas Santander Mundi e Ibero-Americanas, e siga os 7 passos para se inscrever em um intercâmbio estudantil.

1.Conheça os programas de Bolsa

Antes de qualquer coisa, conhecer os programas de bolsas e entender as principais diferenças é fundamental. Então, vamos lá:

Santander Mundi: Oferece 1 bolsa e você pode escolher entre diversas universidades em 20 países, nos quais o Santander está presente. É a antiga e já conhecida Fórmula Santander. A bolsa é de 4 mil euros* (valor já convertidos com base na cotação do valor de venda do euro publicada pelo Banco Central do Brasil relativo a data de lançamento do programa 10/01/2018)

Ibero-Americanas: São 5 bolsas de estudo e você pode escolher entre 9 países da região da Ibero-América: Argentina, Colômbia, Chile, Espanha, Peru, Porto Rico, Portugal, México e Uruguai. A bolsa é de 3 mil euros* (valor já convertidos com base na cotação do valor de venda do euro publicada pelo Banco Central do Brasil relativo a data de lançamento do programa 10/01/2018)

2.Leia o Edital

Ler o edital pode parecer chato e desnecessário, mas é fundamental conhecer bem todas as etapas do processo, os requisitos dos programas e ficar por dentro de todas as datas e prazos.

3.Faça sua inscrição

Agora que você já está por dentro do edital, você deve fazer a sua inscrição no site do Santander. Para isso, acesse o site e escolha o programa que você quer se inscrever e preencha o formulário.
Ah… você pode fazer a inscrição para os dois programas.

4.Responda o Questionário

Depois da sua inscrição feita no site do Santander, chegou a hora de você contar para nós o aluno incrível que você é.
Através de um questionário, que deve ser solicitado pelo e-mail iaa@unoeste.br,
você fala sobre os eventos e projetos que participou, iniciação científica, pesquisas e tudo aquilo que compõe a sua vida acadêmica.

Essa fase é eliminatória, então capriche nas respostas, mas seja totalmente sincero, os 20 melhores candidatos passarão para a próxima fase.

Uma dica: Você não precisa responder o questionário assim que receber. Pode dar uma olhadinha nas perguntas e correr atrás daquilo que ainda não tem. Só não pode perder o prazo.

5. Comprove as Informações

Tudo o que você informou até aqui deve ser comprovado com certificados, declarações, artigos publicados e, claro, seus documentos pessoais.

6. Participe do Treinamento Projeto de Intercâmbio

Você está quase lá! Agora você e os outros selecionados vão participar de um treinamento para arrasar no Projeto de Intercâmbio.
Calma, o treinamento e o projeto são simples! Você só vai ter que contar para um grupo composto por um aluno que já realizou intercâmbio, um professor e a coordenadora do Departamento de Relações Interinstitucionais da Unoeste, que você está com tudo pronto e planejado para fazer o Intercambio. Você terá que contar coisas como: Para onde você quer ir? Por que escolheu este destino? Se já entrou em contato com a Universidade? Já verificou o custo de vida nessa cidade? Se você já tem passaporte? E etc.

7. Assine o termo de Adesão da Bolsa

Essa é a parte mais fácil de todo o processo. Os contemplados com as bolsas devem comparecer dentro do prazo no Departamento de Relações Interinstitucionais para assinar o Termo de Adesão e Compromisso das bolsas. Só isso. Eu disse que essa era fácil.

 

Agora que você completou todos os passos, chegou a hora de embarcar nesta experiência, conhecer uma nova cultura, fazer amigos e trazer a bagagem lotada de boas histórias e conhecimento.

Comments

comments