Estudar a distância ou presencial? Conheça melhor as opções

By
0 0 0 No comments

Além de escolher o curso que tem a sua cara, a instituição de ensino onde quer estudar, atualmente ainda tem mais decisão para tomar: fazer presencial ou a distância, qual das modalidades combina com você? Se não tem ideia, é importante saber um pouquinho sobre as características de cada uma delas.

Primeiro o que elas têm em comum: o percurso de prestar vestibular, fazer trabalhos e provas. Conforme o curso e a instituição escolhida, também pode ter o estágio curricular obrigatório e o trabalho de conclusão de curso. Outro detalhe: ter certeza do credenciamento junto ao MEC, o que garante a validade do seu diploma.

Antes que você tenha dúvida, sim, as provas dos cursos EAD são presenciais. Na hora da matrícula, será preciso indicar o polo de apoio presencial que esteja mais perto de você, porque será nele que as provas serão realizadas. E isso acontece por determinação do MEC.

Agora, o que muda de uma modalidade para outra? No presencial, o estudante tem muito mais interação com as atividades culturais e esportivas que acontecem no campus, contato cara a cara com colegas de sala e professores, afinal estará diariamente circulando pelo lugar.

Este ano, a Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) publicou uma pesquisa em que os jovens demonstram preferência pelo ensino presencial (53% têm até 30 anos). Mas, a mesma pesquisa, aponta que, em 2023, serão mais alunos estudando a distância do que presencialmente, devido ao ritmo de crescimento da EAD.

No ensino a distância, o aluno usa o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para ter acesso ao conteúdo e trocar informações com professores e colegas. Quando se fala em EAD, o mais comum é encontrar a flexibilidade como principal vantagem para quem opta por essa modalidade.

Para entender de vez como se diferenciam o presencial e a EAD, veja:

Ao levar em conta a sua rotina, é possível analisar as informações e refletir sobre qual modalidade se encaixa melhor para você e tomar uma decisão que favorecerá a sua formação

Comments

comments