Contador tem uma das maiores taxas de empregabilidade do Brasil

Por
0 0 0 Sem comentários

O que uma startup e uma consolidada multinacional têm em comum? Um contador. Seja pela contratação de um escritório de contabilidade ou de profissionais para atuar diretamente na empresa, o contador está presente em todos os empreendimentos.

A área contábil registra uma das maiores taxas de empregabilidade do Brasil: 93,8%, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

No início das empresas, o contador registra a companhia junto aos órgãos do governo e obtém o alvará para o começo das atividades. E com a empresa já em funcionamento, ele elabora demonstrações financeiras e controla toda a movimentação bancária, empréstimos e investimentos. Fornece o máximo de informações relevantes contribuindo nas decisões mais importantes de investimentos, compras e venda.

Além disso, a área de atuação do contador é ampla. Ele pode trabalhar em auditoria, verificando os registros contábeis, para prevenir irregularidades e detectar possíveis fraudes e corrupção. Em perícia contábil, emitindo opinião técnica para solucionar casos judiciais e extrajudiciais, ou, ainda, como controller, relacionando os resultados almejados aos controles adequados.

Outro ramo que vem crescendo é a contabilidade ambiental – e não é para menos, já que as empresas estão cada vez mais preocupadas com a natureza. A contabilidade ambiental é responsável por prevenir, controlar, reduzir e documentar impactos, riscos e tudo o que diz respeito ao meio ambiente.

Também há as opções de análise financeira, feita por profissionais que tomam decisões a respeito de investimentos, projetos, captação de recursos, capital de giro e estoque; consultoria; assessoria; docência, entre vários outros ramos.

Então, se você gosta de números, tem raciocínio lógico e pensamento estratégico, você pode se dar bem nas inúmeras áreas de atuação do contador.

E para você aprender um pouquinho mais sobre contabilidade e negócios, antes mesmo de ir para a sala de aula, separamos 5 séries e filmes da Netflix que vão te ensinar lições sobre dinheiro e mercado, já coloca nos favoritos:

1 – Fome de Poder (2016)
O filme conta a história de ascensão da marca McDonald’s, revelando como o ex-vendedor ambulante Ray Kroc (Michael Keaton) conseguiu transformar as lanchonetes dos irmãos Mac Donald na famosa rede de fast-food mundial.

2 – Steve Jobs: Billion Dollar Hippy (2011)
O documentário conta os altos e baixos da Apple na era Jobs, com a participação do co-fundador da empresa, Steve Wozniak, do marqueteiro Mike Murray, do publicitário europeu Andrew McGuiness e do amigo de Jobs, Daniel Kottke, entre outros.

3 – Banco ou Bitcoin (Banking on Bitcoin, 2017)
O filme ideal para entender a origem, a tecnologia, as polêmicas e as motivações por trás do Bitcoin – a criptomoeda que tenta romper com o domínio dos bancos.
Repleto de entrevistas com especialistas e entusiastas da moeda digital, o filme ainda questiona sobre o real papel do dinheiro, dos bancos e do mercado financeiro. Muito indicado para quem quer refletir mais sobre o assunto.

4 – Abstract: The Art of Design (2017 – 1 temporada)
Um ilustrador, uma cenógrafa, um arquiteto, um fotógrafo e uma designer de interiores são alguns dos protagonistas de Abstract. A cada episódio, um dos profissionais compartilha algumas de suas histórias, além de técnicas e estratégias que fazem parte de seu trabalho.
Mesmo tendo o design como foco, a série pode ser recomendada para todos os tipos de empreendedores, já que traz lições valiosas sobre a concretização de projetos, sobre as etapas componentes de cada processo, além de realçar valores como a empatia, a persistência e a inovação.

5- Billions (2017 – 2 temporadas)
Nascido em família pobre, o protagonista Bobby Axelrod (Damian Lewis) batalha até tornar-se um influente gestor de investimentos em Wall Street. A partir daí, desenrola-se uma envolvente trama sobre o mercado financeiro, misturando drama, suspense e muita ação.

Agora que você está por dentro do mundo da contabilidade, saiba como se tornar um contador de sucesso e conheça tudo sobre o curso de Ciências Contábeis.

Fonte: Jornal Contábil

Comments

comments