Direito é área repleta de oportunidades

Por
0 0 0 Sem comentários

No contrato de compra e venda; para se defender de uma prática abusiva; no processo de adoção; na concessão de um benefício previdenciário; na reclamação de um direito trabalhista; no pedido de medicamento de alto custo negado pelo poder público; na solução de um conflito levado à justiça… São muitos os casos, e você sabe o que todos eles têm em comum? A atuação de um operador do Direito!

Seja advogado, juiz, defensor público, promotor de Justiça, delegado, procurador, desembargador, dentre outros cargos que trabalham para garantir a aplicabilidade da lei, a máquina judiciária precisa desses profissionais para funcionar. E se você pensa que para trabalhar na área do Direito é preciso decorar o temido Vade Mecum, aquele livro de páginas infinitas, saiba que isso não é verdade. Você precisa apenas saber como e onde encontrar os dispositivos legais que poderão ajudar na resolução de cada conflito.

Certo é que a carreira jurídica oferece um amplo leque de atuação e com altas remunerações, seja nos setores públicos ou privados. Mas também é fato que para conquistar um bom cargo é preciso estudar bastante… Aliás, essa é uma área em que o profissional precisa estar sempre se atualizando, afinal, as alterações nas leis são frequentes, né?!

Mercado de trabalho amplo
No serviço público, na advocacia ou assessoria jurídica, as possibilidades são incríveis! Confira só as áreas em ascensão que você pode investir:

• Trabalhista – Com a recente reforma da legislação, o advogado que escolhe essa área e se mantém atualizado consegue se destacar no mercado. Ele poderá representar tanto empresas como o empregado.

• Tributária – Trata-se de um dos ramos que mais cresce no país, justamente pela complexa estrutura tributária que o Brasil possui. Esse advogado trabalha para garantir que as normas referentes à arrecadação de impostos e obrigações tributárias sejam cumpridas.

• Recuperação Judicial e de crédito – É também um ramo bastante procurado por empresas com dificuldades financeiras. Esse advogado pode trabalhar para as organizações durante a recuperação judicial ou também atuar em favor dos credores, ou seja, daqueles que precisam receber da empresa.

• Compliance e ética – É o responsável por cuidar de questões como ética corporativa, auditoria interna e código de conduta, além de garantir que tudo seja realizado conforme a lei. É considerado, hoje, como um dos principais ramos do Direito, um dos mais requisitados pelas empresas e até por setores públicos.

• Arbitragem – Área em grande crescimento no Brasil, pois a legislação estimula que os conflitos sejam resolvidos fora do Poder Judiciário, com menos burocracia e custos mais baixos. O especialista nessa área tem se destacado.

• Biodireito – O profissional especializado em biodireito cuida das relações jurídicas entre o direito e os avanços tecnológicos ligados à reprodução assistida, fertilização, ao corpo como um todo e à dignidade da pessoa humana.

• Direito Digital – Também conhecido como Direito da Internet, esse ramo ganhou ainda mais destaque com a promulgação do Marco Civil da Internet. É uma área que cresce em razão do próprio avanço tecnológico.

• Ambiental – Sustentabilidade é preocupação geral, o que abriu espaço para o Direito. E essa área deve crescer ainda mais nos próximos anos. O Direito Ambiental relaciona áreas como a de Ciências Sociais, Antropologia, Biologia, Geologia, Engenharia e Direito Internacional, além de abranger outros ramos comuns do Direito, como Constitucional, Civil, Processo Civil, Penal, Processo Penal, entre outros.

• Contencioso Civil – Esse advogado atua diretamente com processos jurídicos, na defesa dos interesses da empresa. Devido à situação econômica no Brasil, esse profissional tem sido muito requisitado no mundo dos negócios.

• Jurídico – O gerente jurídico é um ramo em ascensão. Ele é o responsável pela gestão do departamento jurídico das empresas, respondendo pelo atendimento das áreas internas e pelas demandas estratégicas.

Gostou das dicas? Saiba que essas áreas são apenas algumas das possibilidades que têm o bacharel em Direito. Na carreira pública, as opções também são atrativas, com salários que podem ultrapassar os R$ 25 mil. Veja só alguns cargos disputadíssimos entre os concurseiros:

• Juiz – É o representante do Poder Judiciário, seja estadual ou federal. O juiz é o responsável por analisar e julgar conflitos envolvendo pessoas, empresas e agentes públicos. Resumindo, é quem decide quem tem razão, mas é claro, sempre orientado pelos diplomas legais e bom senso.

• Procurador – Pode ser municipal, estadual ou da União, e o papel desse profissional é defender os interesses do órgão público que representa.

• Promotor de Justiça – É um defensor da lei e atua no Ministério Público de cada estado. O seu objetivo é proteger a sociedade. Entre suas principais funções estão assegurar os Direitos Humanos e investigar crimes, como o de desvio de dinheiro público, figura bastante conhecida em operações como Mensalão e Lava Jato.

• Defensor Público – É o advogado concursado que representa as pessoas carentes, que não podem pagar um profissional particular.

• Delegado – Esse profissional atua em delegacias e tem como uma das principais funções conduzir investigações e inquéritos policiais. Por isso, é necessário ter grande conhecimento em Direito Penal.

Agora que você está por dentro do mundo do Direito, saiba mais sobre o curso no vídeo abaixo.

Comments

comments