Engenharia de Produção: engrenando a economia

Por
0 0 0 Sem comentários

Em tempos de crise ou em ascensão, as empresas buscam eficiência na produtividade, com redução de custos e a garantia da qualidade dos processos e produtos. E o profissional que atua nesta frente, buscando os melhores resultados e ajudando as empresas a manterem a competitividade, é o engenheiro de produção.

O engenheiro de produção, além de otimizar a produção, cuida de todos os processo, transformando boas ideias em soluções e matéria-prima em produtos utilizados por centenas de pessoas.

Este profissional é peça fundamental dentro das empresas, e sua capacidade multidisciplinar e seus conhecimentos técnicos em gestão, logística e controle financeiro, torna o profissional apto para atuar em diversas áreas como:

Planejamento e controle: implanta e administra processos de produção, da seleção de matérias-primas à saída do produto. Fiscaliza o padrão de qualidade. Gerencia operações logísticas, como armazenagem e distribuição.

Produção agroindustrial: atua na produção agrícola, processamento industrial, comercialização e distribuição de produtos.

Desenvolvimento organizacional: analisa e define a estrutura de uma empresa.

Simulação de processos: antecipa problemas e encontra soluções, com o uso de ferramentas de TI.

Economia empresarial: cuida da vida financeira da empresa, gerenciando os custos e aplicação de recursos.

Engenharia do trabalho: administra os funcionários para a produção ou para a prestação de serviços, avaliando custos, prazos e instalações para possibilitar a execução do trabalho.

Além do amplo mercado de trabalho, a engenharia de produção é uma das profissões que pagam os melhores salários no Brasil. Segundo um levantamento feito pelo DataFolha na região metropolitana da cidade de São Paulo, um coordenador de projetos de sistemas ganha em torno R$10 mil, e um gerente de controle de qualidade cerca de R$12 mil. Mas diversos outros cargos podem ser ocupados por um engenheiro de produção, com ganhos bem interessantes.

Se você se identificou com o dia a dia desta profissão, é organizado, gosta de economia e tem raciocínio lógico, o curso de Engenharia de Produção pode ser para você. Dê o play no vídeo e conheça mais sobre o curso e onde esse profissional pode atuar.

Comments

comments