Odontologia tem amplo leque de possibilidades no mercado

By
0 0 0 No comments

Gengivas, bochechas, ossos da face, articulação da mandíbula, estética facial e, claro, os dentes! O cirurgião-dentista pode cuidar de tudo isso e muito mais; esse profissional tem um leque de possibilidades no mercado de trabalho.

A saúde bucal é, sem dúvida, a sua principal atribuição. Ele restaura, extrai e faz a limpeza dos dentes, projeta e instala próteses, realiza cirurgias e trata doenças que afetam a boca. Mas existe ainda o outro lado da carreira que está em expansão: a estética facial. Não tem como negar, um rosto harmônico e um sorriso bonito elevam a autoestima e melhoram outros aspectos sociais…

Por exemplo, você já ouviu falar da bichectomia? Trata-se de uma técnica de redução das bochechas, em que o profissional habilitado para esse procedimento faz um pequeno corte por dentro da boca e retira uma bola de gordura na região da bochecha. Leva aproximadamente 45 minutos e o resultado é um rosto menos arredondado. O cirurgião-dentista pode se especializar nessa técnica!

Outro ponto que merece destaque nessa área é o uso da tecnologia. Que ver só! Você já imaginou que um dia seria possível imprimir um dente e levá-lo diretamente para a boca do paciente que necessita de um implante dentário? Isso já é realidade por meio da impressora 3D, uma tecnologia que chegou para revolucionar o tratamento odontológico.

As inovações tecnológicas na Odontologia trouxeram mais qualidade e conveniência no tratamento para o paciente. Com as lentes de contato dental, por exemplo, é possível garantir um sorriso perfeito em poucos dias. Outro ganho da área proporcionado pela tecnologia!

Então, se você se identifica com essa profissão, saiba que é de extrema importância se atualizar com frequência para acompanhar as novidades do mercado e atender da melhor maneira os seus pacientes.

Caminhos que você pode seguir

Esse profissional pode trabalhar em consultórios particulares e de convênio, no Sistema Único de Saúde (SUS), através de prefeituras e equipes de saúde da família, em hospitais, atendendo pacientes com traumas bucomaxilofaciais, pacientes com deficiência e internados em unidades de terapia intensiva (UTIs), entre tantas outras possibilidades.

Além da clínica geral, o dentista pode atuar com dentística restauradora; endodontia, que trata alterações na polpa e na raiz dos dentes; estomatologia, que visa diagnosticar e tratar doenças da boca; implantodontia; odontogeriatria; odontologia legal; odontologia para pacientes especiais; odontologia em saúde coletiva; odontologia do trabalho; odontopediatria; ortodontia; patologia bucal; periodontia, que cuida das gengivas e dos ossos que dão sustentação aos dentes; prótese dentária; radiologia; traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial.

É na carreira da odontologia que você pretende seguir? Então confira no vídeo abaixo:

Comments

comments