Artes Visuais: a licenciatura que colore a educação

Por
0 0 0 Sem comentários

Deixar o mundo mais bonito, colorido e cheio de arte! Essa é a função do profissional de Artes Visuais, que além de muita criatividade, precisa ter senso crítico aguçado e grande aptidão para ensinar e pesquisar. E o mercado está favorável para o licenciado na área, já que em 2016 foi aprovada pelo Senado a Lei nº 13.278/2016, que inclui e obriga as artes visuais nos currículos dos diversos níveis de educação básica no Brasil.

Em uma realidade tão tecnológica como a que estamos vivendo, em que as informações e novidades da cibercultura nos atropelam a cada segundo, celulares e máquinas cada vez mais inteligentes nos surpreendem e estão nas mãos das crianças cada vez mais cedo, ter um espaço na grade curricular das escolas para discutir e aprender sobre artes será um grande diferencial na cultura dessa geração. Além, é claro, de ser algo lúdico até mesmo para os adultos, que na infância e adolescência esperavam ansiosos pelas antigas aulas de educação artística no colégio.

Você se identifica com a área, mas não quer trabalhar com a educação básica tradicional? Não tem problema! Há escolas que oferecem cursos livres de desenho, projetos sociais/educativos e instituições artísticas que também apresentam boa demanda para o professor de artes.

Além disso, a licenciatura possibilita ainda que o profissional, além de professor, possa atuar como pesquisador, coordenador e supervisor de projetos, participando da produção de novas tecnologias e da construção do conhecimento através do uso da linguagem visual. Ou seja, é um profissional que além de senso estético e aptidão com a arte de maneira geral, pode continuar estudando e se dedicar à pesquisa em diversas áreas do conhecimento.

Em um mercado tão amplo e cheio de possibilidades, o licenciado em Artes Visuais também pode atuar como profissional liberal em instituições de difusão artístico-cultural, museus, galerias e instituições de pesquisa e publicidade. Alternativa para quem não se enquadra na educação e quer crescer na profissão fora das salas de aula.

Sobre a grade curricular da licenciatura em Artes Visuais, as instituições geralmente oferecem cursos de 6 a 8 semestres de duração e disciplinas como História da Arte, Semiótica e Processo de Criação são muito comuns, além de toda uma gama de matérias voltadas para Psicologia, Metodologia de Ensino e toda a parte de humanas fundamental para a formação desse profissional.

Se interessou? Você se acha criativo, tem senso crítico aguçado e gosta de pesquisa e educação? Então Artes Visuais é a sua cara! Confira no vídeo abaixo um pouco mais dessa área que tem tanto a crescer no Brasil:

Comments

comments