Geógrafo está presente nas questões ambientais e sociais

By
0 0 0 No comments

Já está mais do que comprovado que as relações entre a sociedade e o meio ambiente interferem nas transformações do espaço geográfico. O que deve ser acompanhado constantemente, pois o ser humano sempre utilizou o meio natural para o seu desenvolvimento, logo, as mudanças na natureza são uma consequência. Fatos muito bem analisados pelo profissional da geografia!

E o geógrafo vai além… Por exemplo, já reparou como o tempo e o clima interferem na dinâmica da atividade humana? Esse é um dos motivos que tornam o monitoramento climático essencial no cotidiano. Aliás, quem é que não quer saber se há ou não previsão de chuva para o fim de semana?! Essa informação pode mudar seus planos… Conhecer o tempo e o clima de determinadas regiões também são essenciais para os setores industriais e agrícolas.

Mas o clima é apenas mais um aspecto dominado pelo geógrafo. Essa profissão é importante para toda a nação, pois ela está relacionada ao meio ambiente, planejamento urbano, turismo, aspectos políticos e sociais, e muito mais.

Na formação acadêmica, o estudante de Geografia estuda relevo, clima, solos, vegetações e sistemas hidrográficos de uma região ou país, além das relações entre o meio natural e os grupos sociais. Ele também analisa questões sociais e políticas de uma comunidade.

A verdade é que a geografia tem se tornado cada vez mais importante, com ampla atuação também nas questões ambientais, ao lado de outras áreas importantíssimas na preservação da natureza. O geógrafo é também responsável por planejamentos nos diversos setores urbano-regional, agrário e ambiental, gestão, consultoria e pesquisa.

O licenciado em geografia, além de trabalhar como professor nos ensinos básico ou superior, ainda pode atuar em órgãos públicos, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e prefeituras; editoras; na área de cartografia; ou na consultoria ambiental. A profissão traz diversos caminhos para seguir.

Gostou da profissão? Então assista ao vídeo e saiba mais como é estudar Geografia e quais os caminhos que poderá seguir na carreira:

Comments

comments