Tecnólogo em alimentos ganha destaque neste setor em expansão

Por
0 0 0 Sem comentários

Comer… Está aí algo que agrada a todos! Mas para que essa necessidade do ser humano seja ainda mais prazerosa, o alimento precisa estar bem embalado, cumprir as normas de segurança alimentar e atender outras exigências. Até que esses produtos cheguem à mesa, o procedimento é longo e cheio de cuidados. O tecnólogo em Alimentos é um dos responsáveis por todo o processo de transformação de alimentos e bebidas.

Esse profissional pode trabalhar no setor industrial ou ser empreendedor. E por ser um curso superior de tecnologia, que tem como uma das características atender a demanda do mercado, as aulas priorizam muita atividade prática. A duração é de até três anos e uma das vantagens é a rápida inserção na carreira.

Geralmente, a graduação na área visa três diferentes vertentes: produção industrial e controle de qualidade; formação de líderes; e criação de novos produtos e empreendimentos no setor, seguindo uma tendência de mercado. Os conteúdos estudados estão voltados às áreas da química; tecnologia de bebidas e de outros produtos; microbiologia e bioquímica dos alimentos; gestão de qualidade; empreendedorismo; nutrição; e muitas outras…

Mercado Promissor
Conforme estudo elaborado pelo Sebrae com base no perfil de novas empresas, nos anos de 2017 e 2018 o setor de alimentos foi um dos poucos que cresceram na economia. Recentemente, a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) divulgou que o faturamento deste setor no Brasil cresceu 2,08% no ano passado, atingindo R$ 656 bilhões, somadas as exportações e vendas para o mercado interno. Além disso, em 2018, o ramo gerou 13 mil postos de trabalho, sendo considerado um dos principais empregadores na indústria brasileira.

Assim, percebe-se que o setor de alimentos caminha na contramão da crise. Afinal, comida não pode faltar! Você pode trabalhar em indústrias, fábricas, laboratórios de controle de qualidade e conservação de alimentos, institutos de pesquisas científicas e tecnológicas, instituições de ensino superior como professor, e também pode administrar a própria empresa na área alimentícia. Os caminhos são diversos e promissores.

Você se interessa pela área de alimentos? Então assista ao vídeo e fique por dentro dos estudos e da carreira:

Comments

comments