Radiologia tem amplo mercado de trabalho e exige responsabilidade

By
0 0 0 No comments

Com certeza você já ouviu sua mãe ou sua avó falar: “Vou tirar Raios X hoje”. Este era o termo usado antigamente para o que hoje chamamos de radiografia. E você sabia que a primeira foi feita lá em 1895? Wilhelm Conrad Röntgen nem sabia direito o que estava fazendo, então chamou a experiência de radiação X, usando a mesma tática dos matemáticos para nomear algo desconhecido. Por isso, os mais antigos usavam essa denominação. Mas o tal do Röntgen recebeu até o Prêmio Nobel em 1901 pela descoberta! Ele é o responsável pela carreira dos radiólogos. Então vamos conhecer um pouquinho mais sobre o curso de radiologia?

O curso superior de tecnologia em Radiologia, que na maioria das instituições pode durar até 3 anos, vai preparar o profissional para operar equipamentos de diagnóstico por imagem. E não pense que o trabalho de uma radiólogo se resume apenas à área médica, em hospitais e clínicas. Atualmente, e cada vez mais, o mercado se amplia e o profissional de radiologia pode trabalhar também em indústrias, na área de engenharia, na odontologia e até na medicina veterinária.

Porém, é na medicina que o mercado é mais aberto e há mais opções de trabalho! As imagens podem ajudar na identificação de alterações e patologias em órgãos internos do corpo do ser humano, através de exames de radiografia ou de ressonância magnética.

Na engenharia, o profissional é o responsável em utilizar os aparelhos de diagnóstico por imagem para rastrear estruturas metálicas e tubulações escondidas entre os concretos de uma edificação, por exemplo. Já na área de odontologia e na de veterinária, a função é praticamente a mesma da médica, ajudar na identificação de problemas e na melhor visualização para o tratamento adequado. Porém, é claro, para a saúde bucal e no cuidado com os animais, respectivamente.

Sobre o curso, justamente pelo mercado absorver grande parte deste profissional na área da saúde, matérias como biologia e anatomia estão na grade curricular já no início da graduação. Depois, mais pra frente, o estudante vai ter contato com disciplinas mais voltadas à informática e gestão como Processamento Digital de Imagens e Administração e Empreendedorismo. A física também está bastante presente no curso, então, assuntos como Física Radiológica e Física da Ressonância Magnética são muito comuns na matriz curricular.

E aí, se identificou? Se você se dá muito bem com a área de exatas, é curioso sobre tudo que envolve tecnologia e além de tudo é uma pessoa muito responsável (afinal, é uma profissão que exige muita responsabilidade do profissional, concorda?), esse talvez seja o curso ideal pra sua vida! Que tal dar play no vídeo abaixo e descobrir ainda mais características da profissão? Aproveite o conteúdo!

Comments

comments