Déficit de profissionais possibilita boas chances de trabalho para matemáticos

By
0 0 0 No comments

“A matemática é o alfabeto que Deus criou para descrever o universo”. Essa frase de Galileu Galilei mostra a paixão de quem trabalha nessa área. A profissão, que atualmente tem um mercado bastante aquecido, principalmente na docência para os licenciados atuarem em escolas de ensino fundamental e médio, exige do matemático além do gosto por números e cálculos; pede também um bom raciocínio lógico.

Ama matemática, mas não quer trabalhar em escolas? Apesar de a licenciatura formar professores, o matemático também pode atuar fora das salas de aula. Esse profissional estará apto a desempenhar atividades na área de pesquisa científica, empresas de informática, tecnologia da informação, financeira, empresas de consultoria e pesquisa de mercado.

Agora, se realmente lecionar é sua vontade, saiba que você será muito bem-vindo ao mercado de trabalho. O déficit de professores na área das ciências exatas é grande e quem investir em pós-graduações, mestrado e doutorado tem a possibilidade inclusive de dar aulas em universidades.

Sobre o curso, que dependendo da instituição pode durar de três a quatro anos, o acadêmico terá disciplinas básicas como Álgebra, Lógica, Cálculo Diferencial e Integral, Geometria Euclidiana e Física. Na licenciatura o aluno estudará ainda assuntos relacionados à educação como: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Metodologia do Ensino e Didática, por exemplo.

Se você escolher a matemática como profissão, saiba que desde a graduação você terá disciplinas e trabalhos para serem desenvolvidos em grupo. Trata-se de uma área que exige do profissional a resolução de problemas e não necessariamente serão problemas somente das ciências exatas. Como a estatística é usada em todos os ramos, alguns trabalhos podem envolver as ciências humanas, as sociais aplicadas e biológicas também. Então, ser sociável, simpático e paciente são características essenciais para esse profissional.

E aí, é apaixonado por números, ama resolver problemas e tem raciocínio lógico para tudo na vida? A matemática pode ser uma ótima opção de carreira pra você… Já pensou nisso? Assista ao vídeo abaixo explicando um pouquinho mais dessa profissão e fique por dentro de todos os detalhes.

Comments

comments