Gestor de RH é profissional estratégico nas empresas

Por
0 0 0 Sem comentários

Estratégia, liderança, organização e habilidade em gerenciar as relações humanas. Essas são as características mais marcantes em um bom profissional de Gestão de Recursos Humanos.  É ele quem cuida da gestão de pessoas dentro de empresas e instituições, sabia? Todo mundo já passou pela experiência (ou pelo menos presenciou alguém próximo passando) de estar em processos seletivos e entrevistas para conquistar um emprego. O gestor de recursos humanos é o responsável por parte de todo esse processo de contratação. Vamos entender melhor…

O profissional, que tem o curso superior de tecnologia, além de participar da seleção de pessoal para trabalhar em empresas e instituições, também trabalha com análise de estratégias institucionais, elabora planos táticos e operacionais de recrutamento, avaliação e treinamento dos trabalhadores, desenvolve e gerencia planos de carreira, define perfis profissionais para as diferentes áreas da empresa e avalia a necessidade de novos colaboradores. Este gestor pode inclusive participar da execução da política salarial da organização da qual faz arte e planeja programas que visem à melhoria da qualidade de vida dos funcionários no ambiente de trabalho. Ufa! Muita coisa, não? Pois é, ele é um profissional extremamente importante e estratégico dentro de uma empresa. Pode acrescentar a palavra “responsabilidade” na listinha de características do gestor em recursos humanos!

Step Brothers Dale GIF - Find & Share on GIPHY

O curso superior de tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, que na maioria das instituições tem a duração de quatro semestres, aborda em sua grade curricular muito de administração e psicologia, áreas que, apesar de distintas, permeiam bastante o campo de trabalho deste profissional. Ele vai precisar ter a sensibilidade de identificar problemas pessoais e coletivos responsáveis por atrapalhar o rendimento dos trabalhadores, por exemplo, utilizando técnicas de análise do comportamento humano. E para isso, deverá desenvolver estratégias e técnicas de gestão com o intuito de solucionar esses problemas de forma administrativa, pensando na organização.

Disciplinas como Comunicação Empresarial, Legislação Trabalhista, Empreendedorismo e Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas são algumas das que o estudante vai encontrar na matriz curricular dessa graduação.  O curso possui um currículo moderno e focado na necessidade do mercado, com o objetivo de formar um profissional responsável, empreendedor e proativo, com visão ética, crítica e interdisciplinar. 

Como já informado anteriormente, grandes empresas e escritórios de consultoria profissional são os maiores empregadores. Micro, pequenas e médias empresas também estão buscando cada vez mais esses gestores. O mercado está em alta para eles!

Tv Land Yes GIF by YoungerTV - Find & Share on GIPHY

E aí? Se interessou pela área de Gestão de Recursos Humanos? Acredita que tem o perfil e as características citadas neste texto? Então fique ligado e aproveite o conteúdo do vídeo abaixo para conhecer um pouquinho mais dessa profissão:

Comments

comments