Do meio ambiente à criminal: biólogo tem ampla oportunidade de atuação

Por
0 0 0 Sem comentários

A biodiversidade é de extrema importância para a qualidade de vida dos humanos, dos animais e das plantas. Aliás, hoje, com tantas espécies ameaçadas de extinção, desmatamentos, poluição de rios e mares, a luta pela preservação ambiental nunca foi tão necessária! E quem está nesta guerra pelo bem geral é também o biólogo.

Os desastres ambientais colocam vidas em risco! Os rompimentos das barragens de Mariana e Brumadinho, e agora o vazamento de óleo que se espalha pelo litoral nordestino… Esses episódios são apenas alguns dos inúmeros exemplos reais que intensificam a atuação do biólogo. Mas ele também está em outros ramos importantes, como na saúde e na perícia criminal.

Seja no bacharelado ou na licenciatura, no curso de Ciências Biológicas o aluno estuda todas as formas de vida do planeta. Ele se dedica a observar e classificar a evolução, a estrutura e o funcionamento dos seres vivos.  Disciplinas como Microbiologia, Bioquímica, Embriologia, Genética Molecular, Cultura de Tecidos, Anatomia, Parasitologia, entre outras, são fundamentais para a formação do profissional.

São mais de 50 áreas de atuação! O biólogo pode trabalhar na área da saúde, meio ambiente ou biotecnologia.  Também está em institutos de pesquisa, laboratórios de análises clínicas, zoológicos, jardins botânicos, empresas de biotecnologia, instituições públicas ou privadas desenvolvendo projetos voltados à saúde, prevenção na natureza, entre muitos outros.

Blake Anderson Smile GIF - Find & Share on GIPHY

O licenciado também pode trabalhar na área de pesquisa ou como professor nos ensinos fundamental e médio, além de escrever e analisar livros didáticos e paradidáticos.

Deu pra perceber que o mercado é realmente amplo, né?! Além de todas as possibilidades mencionadas, o biólogo também pode atuar com controle de vetores e pragas; perícia e biologia forense (Oi? Isso mesmo! É a biologia na área criminal, desvendando crimes); fiscalização sanitária; vigilância ambiental e epidemiológica; e muito mais…

Saiba mais sobre como é estudar Ciências Biológicas e fique por dentro dessa profissão promissora:

Comments

comments