Fisioterapia: visa o bem-estar em todas as fases da vida

Por
0 0 0 Sem comentários

Engana-se quem pensa que a fisioterapia é responsável somente por tratar de lesões musculares ou contribuir com a reabilitação pós-cirúrgica. O profissional da área vai muito além… O campo de atuação é amplo, basta o interessado definir o ramo que pretende seguir e buscar conhecimentos específicos.

Alguns fatores contribuem para que a demanda por esse profissional cresça cada vez mais, como a busca por mais qualidade de vida, o aumento constante da população idosa e a maior procura por atividades físicas. É ele quem desenvolve ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação nos diferentes níveis de atuação da área, nos setores públicos e privados.

O estudante de Fisioterapia terá contato com disciplinas nas áreas de ciências biológicas e da saúde, biotecnologia, ciências sociais e humanas, além das disciplinas de conhecimentos específicos. As aulas práticas também são frequentes nessa graduação.

Confira alguns dos ramos que o fisioterapeuta pode seguir:

Pilates clínico

Consiste numa adaptação de diversos exercícios  que visam proporcionar o fortalecimento muscular e articular, com benefícios também na reabilitação de pessoas com problemas de coluna, por exemplo, ou para melhorar a postura e diversos problemas de saúde.

Pilates Edinburgh GIF - Find & Share on GIPHY

Gerontologia

Atua na atenção e cuidados a idosos, com foco em sua qualidade de vida, bem-estar e mobilidade. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2000, a população idosa no Brasil era de 14,5 milhões de pessoas. Atualmente, este número é superior a 29 milhões e a expectativa é que até 2060 ultrapasse os 73 milhões.

Esporte

Esse profissional exerce trabalho fundamental em centros esportivos e de treinamentos, com atuação na prevenção e reabilitação de esportistas, pensando no bem-estar do atleta e no melhor desempenho de sua equipe.  

Oncologia

O fisioterapeuta também dá assistência a pacientes com câncer, no pré e pós-operatório, visando reduzir as complicações e minimizar sequelas da doença.

Acupuntura

Trata-se de uma terapia milenar chinesa, que consiste na estimulação de pontos sob o tecido cutâneo através de agulhas, stipers ou laser em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde.

Fisioterapia do Trabalho

O objetivo é manter a saúde do trabalhador e prevenir ou tratar lesões ou qualquer outra disfunção decorrente de sua atividade profissional. Já ouviu falar da ginástica laboral? Então, essa atividade também pode ser conduzida por um fisioterapeuta.

Neurofuncional

O fisioterapeuta pode ainda tratar pacientes com limitações físicas ou neuromotoras decorrentes de doenças neurológicas ou degenerativas, visando garantir sua autonomia. 

Aquática

A fisioterapia também realiza atividades terapêuticas em piscina aquecida, utilizando os benefícios e efeitos físicos e fisiológicos da água em diferentes contextos, seja para promover a recuperação respiratória, o fortalecimento muscular, o alívio de dores, entre outros.

Pool GIF by Broad City - Find & Share on GIPHY

Cardiovascular

Desenvolve intervenções para prevenir os fatores de risco cardiovascular e garantir melhores condições físicas e mentais dos pacientes com doença cardiovascular crônica. Os profissionais atuam também com a recuperação de pacientes após um acidente vascular cerebral, por exemplo.

Respiratória

Trata de doenças respiratórias que podem ocasionar disfunções no diafragma, no metabolismo muscular e na oxigenação sanguínea.

Dermatofuncional

Ligado ao setor da beleza e estética, quem se especializa nessa área pode ajudar em tratamentos como redução da gordura localizada, flacidez da pele, estrias, cicatrizes, entre outros.

Ortopedia

Acompanha e trata disfunções causadas por doenças, traumatismos ou lesões ortopédicas.

Saúde da Mulher

Atende as diferentes necessidades da mulher, entre elas, desenvolve a ginástica íntima, que ajuda a diminuir sintomas da menopausa, no tratamento de incontinência urinária, auxilia com a redução de cólicas menstruais e a preparar o corpo para o parto.

Osteopatia

Nessa área, o profissional utiliza várias técnicas terapêuticas manuais, entre elas a da manipulação do sistema musculoesquelético (ossos, músculos e, articulações), para ajudar no tratamento de doenças e aliviar sintomas de dores.

Você viu que a profissão tem muitos campos de trabalho, né?! Basta o profissional não ficar parado e buscar sempre atualização. Conheça um pouco mais da rotina do estudante de Fisioterapia no vídeo abaixo:

Comments

comments