Psicologia: saúde mental é debate em pauta na atualidade

Por
0 0 0 Sem comentários

A saúde mental é tão importante quanto a saúde física, aliás, elas precisam caminhar juntas.  A organização Mundial de Saúde estima que cerca de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão; 50 milhões têm demência; 23 milhões, esquizofrenia; e 60 milhões possuem distúrbio bipolar. Um cenário preocupante, que vem trazendo grande foco para os profissionais de psicologia, responsáveis por prevenir, avaliar e tratar pacientes com problemas psíquicos.

Mas engana-se quem pensa que só precisa ir ao psicólogo quem está passando por algum problema ou dificuldade. Cuidar da saúde mental envolve também trabalhar com prevenção e compreensão, por isso, o profissional de psicologia tem sido bastante requisitado em diversos setores.

O profissional formado em Psicologia tem um papel importantíssimo na sociedade. Ele ajuda o individuo a compreender situações atuais e a identificar as causas dos problemas psíquicos e, possibilitando assim melhoria na qualidade de vida.

  • Psicologia Clínica – Atende pacientes individualmente ou em grupo, analisa e trata problemas emocionais.
  • Psicologia Esportiva – Acompanha atletas, preparando-os psicologicamente para competições.
  • Psicologia Hospitalar – Atende pacientes que estão internados em hospitais.
  • Psicologia Educacional – Auxilia alunos, pais e professores quanto a problemas de aprendizagem.
  • Psicologia Jurídica – Aplica conhecimentos da psicologia em assuntos relacionados ao Direito.
  • Psicologia Organizacional e do Trabalho – Participa de processos de seleção de funcionários. Orienta sobre carreiras e promove relações saudáveis no ambiente de trabalho.
  • Psicologia da Saúde – Busca a melhoria da saúde física e mental dos pacientes.
  • Orientação Profissional – Auxilia estudantes e profissionais a identificarem seu perfil e tomarem decisões de carreira.

Curtiu saber mais sobre a profissão de psicólogo? Então dê play no vídeo e saiba mais sobre o dia a dia do estudante.

Comments

comments