Química na indústria do Brasil está em ascensão!

Por
0 0 0 Sem comentários

A indústria química tem crescimento acelerado a cada ano, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). Afinal, diversos produtos que utilizamos diariamente são de origem química. Os principais responsáveis por este crescimento são os produtos farmacêuticos, higiene pessoal, limpeza e perfumaria. No ensino médio você estudou a temida tabela periódica e aprendeu sobre elementos químicos classificados nela, mas o que você ainda não descobriu é que ela pode ser o ponto de partida para a sua carreira de sucesso na área.

Atualmente diversos setores dependem da indústria química, é difícil imaginar algum produto de consumo em que ela não esteja presente de alguma forma. As principais indústrias que dependem da química são: a farmacêutica, a alimentar e a indústria ligada à drogaria, pois nesses setores os profissionais são os responsáveis por estudar propriedades e aplicações de componentes químicos afim de combater ou evitar doenças e infecções.

Meio Ambiente

Um dos principais mitos na química é de que ela é a grande vilã quando se trata de poluição no meio ambiente, devido a muitos casos de resíduos tóxicos que são despejados inapropriadamente. Porém, na verdade ela é uma grande aliada quando se trata de desenvolver materiais orgânicos ou reutilizáveis que serão utilizados em bens de consumo, e, mais ainda, nas pesquisas que permitiram a descoberta de medicamentos.

Um dos grandes desafios dos profissionais de química é atuar em pesquisas e desenvolver maneiras de aumentar a utilização de recursos renováveis e produzir recursos biodegradáveis que possam minimizar a exploração e impactos ao meio ambiente.

O profissional formado tem diversas áreas de atuação como: petroquímica, alimentos, papel e celulose, fertilizantes, tintas, cosméticos, tratamento de água, esgoto e saneamento, entre outras.

Aqui na Unoeste você pode cursar a licenciatura ou bacharelado em Química e sair preparado para os desafios do mercado! A novidade é que agora você também pode fazer o bacharelado em Engenharia Química, que traz uma formação inovadora, buscando atender as necessidades do mercado.

Gostou de conhecer mais sobre atuação e o mercado da química? Então confere no vídeo abaixo mais sobre o dia a dia do estudante!

Comments

comments