Estatístico é profissional essencial em muitas organizações

Por
0 0 0 Sem comentários

Em época de crise, em que os números altíssimos de desemprego assustam e as filas intermináveis em mutirões para conquistar uma vaga no mercado de trabalho preocupam, descobrir que um determinado profissional está em falta e as empresas o disputam com “unhas e dentes” parece até ficção científica, não é mesmo? Mas sabia que isso acontece com o estatístico? Pois é… O formado no bacharelado em Estatística realmente está com a bola toda não somente por ser essencial na maioria das organizações, mas também porque as instituições de ensino superior formam muito menos do que a demanda de emprego precisa. Vamos entender um pouquinho sobre a profissão e o curso:

O estatístico é basicamente aquele que planeja, realiza, analisa e armazena levantamento de informações. Através de pesquisas e análises de dados, é o profissional que fornece ferramentas para a resolução de problemas de uma empresa/organização. Já ouviu falar no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)? Pois é, esse é um dos órgãos que mais empregam este profissional no Brasil. Números (muitos números!), gráficos, planilhas, fórmulas e diversas outras maneiras de organizar dados são os melhores amigos de um estatístico. É ele o responsável em transformar informações difíceis em dados fáceis de entender!

Math Thinking GIF - Find & Share on GIPHY

Atualmente, a tecnologia tem ajudado muito na profissão. Mas não pense que a máquina faz tudo sozinha não! Precisa, sim, de uma pessoa com muita afinidade com matemática, organizada, atenciosa e concentrada por trás de cada pesquisa e análise.

E o mercado de trabalho? Como citado anteriormente, vagas para este profissional não faltam… Além do IBGE, o estatístico pode trabalhar em agências governamentais, outros institutos de pesquisa públicos e particulares, empresas do setor financeiro e de tecnologia, departamentos de marketing, corporações e escritórios de consultoria, entre outros. Ah, não podemos esquecer das agências especializadas em pesquisas de opinião, principalmente as eleitorais, grandes empregadoras desse profissional.

Sobre o curso superior, os cálculos estarão presentes em toda a grade curricular. O estudante realmente precisa ter facilidade com a lógica e com os números, não tem como fugir! Disciplinas como Fundamentos da Matemática, Geometria Analítica, Probabilidade e Estatística Computacional serão algumas que o aluno encontrará na graduação.

Comments

comments