Gestão Pública: Muito além da política!

Por
0 0 0 Sem comentários

Engana-se quem pensa que o curso superior de tecnologia em Gestão Pública forma políticos! Na realidade, se seu sonho é ser presidente do país um dia, fazer esse curso lhe dará um excelente conhecimento sobre economia, leis e sociedade. Mas a área é muito mais ampla e promissora, sabia? Vamos entender um pouquinho mais dessa profissão?

Não somente os órgãos públicos, mas as empresas privadas também precisam de uma boa administração para ser eficientes em seus serviços/produtos oferecidos. Dessa maneira, ter um profissional que será capaz de entender a legislação, organizar orçamentos, colaborar na contratação de serviços e pessoas, desenvolver processos internos e intermediar as relações entre a própria instituição e o poder público, se torna cada vez mais importante.

O gestor público nada mais é do que um administrador nato, porém, com o foco e conhecimento totalmente voltados para os órgãos e serviços públicos. O curso superior de tecnologia possibilita ao estudante uma vivência muito mais dinâmica e reflexiva justamente por ser uma graduação de curta duração, geralmente entre dois e três anos, dependendo da instituição. Muitas até mesmo têm oferecido na modalidade a distância (EaD), o que facilita ainda mais para o estudante que quer estudar dentro de suas possibilidades de horário e  localização.

Disciplinas como Comunicação Organizacional, Direito Constitucional, Marketing, Ética e até mesmo Matemática e Estatística preparam o profissional de gestão pública para atuar em qualquer empresa ou órgão. Ele sairá para o mercado apto a coordenar o funcionamento das entidades, considerando os recursos disponíveis, capacidade operacional e as políticas públicas, sempre com o intuito de garantir os melhores resultados.

Dentre as características essenciais neste profissional, a capacidade de trabalhar em equipe e espírito de liderança são as mais importantes. O gestor público está em contato direto com pessoas o tempo todo e ser comunicativo e ter visão empreendedora certamente o beneficiará em seu trabalho.

Além do poder público e empresas privadas, este profissional tem grandes chances de trabalhar sozinho, como consultor em sua própria empresa. Geralmente, nestes casos, ele será contratado por prefeituras e outras empresas justamente para direcionar o local e seus funcionários para a visão de gestão pública. Empresas do terceiro setor também têm boas oportunidades de trabalho para este profissional.

Conheça mais um pouquinho desse curso superior de tecnologia e como ele se adequa perfeitamente à modalidade EaD no vídeo abaixo:

Comments

comments