Alta no mercado e atuação abrangente chamam atenção na área de Farmácia

Por
0 0 0 Sem comentários

Se você acha que o farmacêutico é só aquela pessoa para quem você pede os remédios no balcão das farmácias, você está muito enganado! Não que ele não atue nesses locais, claro que sim! Toda farmácia necessita de pelo menos um farmacêutico responsável, que seja graduado. Porém, a profissão é muito mais abrangente do que isso. Conheça abaixo as características da profissão, como é o curso, o que o aluno vai estudar e quais habilidades ele precisa ter para investir na área.

O estudante de Farmácia, bem no comecinho do curso, terá disciplinas voltadas à biologia e química. O curso dura em média 10 semestres, dependendo da instituição, mas também no início ele já terá contato com matérias mais específicas da área. Inclusive, muita prática é uma das marcas desse bacharelado. Estágios em farmácias comunitárias e universitárias, laboratórios de análises clínicas, toxicológicas, de alimentos e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), proporcionam a vivência da profissão e o desenvolvimento de competências essenciais para a prestação de serviço de atenção à saúde.

Atuação do farmacêutico

Pelos estágios você já deve ter percebido as áreas que o farmacêutico pode atuar além de farmácias, não é mesmo? Ele pode atuar na área de alimentos, estudando as substâncias e seus efeitos no corpo humano; pode trabalhar em laboratórios de análises clínicas, analisando alterações no organismo através de testes de sangue e outras substâncias, por exemplo; na área ambiental, controlando a qualidade da água, do solo e do ar em determinadas regiões; na cosmetologia, formulando cosméticos e produtos de higiene em indústria; na farmacovigilância, analisando medicamentos para saber se cumprem o que prometem ao consumidor. Enfim, é uma profissão realmente muito abrangente, que pode possibilitar ainda a especialização em pesquisa científica e até mesmo gestão e vendas, para quem se interessa mais pela parte de estudos e/ou administrativas.

Mercado de trabalho

Sobre o mercado de trabalho, ele nunca esteve tão aquecido, sabia? O envelhecimento da população e os programas de incentivo do governo fazem com que o mercado farmacêutico brasileiro seja o 8º maior do mundo, podendo ocupar a 5ª posição até 2021, de acordo com a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa.

Ou seja, ótimas oportunidades não faltarão para o profissional de farmácia, principalmente para quem se dedicar bastante e procurar sempre atualização.  Afinal, o mercado e as pesquisas a cada dia lançam e descobrem medicamentos e substâncias novas que precisam ser testadas e conhecidas por todos.

Então, fique ligado! Se você gosta de estudar, é atencioso e responsável – Afinal, como em toda a área da saúde, o farmacêutico também precisa ter muita responsabilidade! – e se identificou com a abrangente área de atuação da Farmácia, esse pode ser o curso ideal para você.

Que saber mais sobre essa profissão apaixonante e cheia de experiências, descobertas e muita prática? Confira abaixo o vídeo explicando um pouquinho mais sobre a área:

Comments

comments