O que é empregabilidade? Saiba a importância para o mercado!

O que é empregabilidade? Saiba a importância para o mercado!

Tempo de leitura: 7 minutos

Com toda a certeza, você já deve ter ouvido essa palavra, seja rodando pela internet, na mídia ou, principalmente, se está de olho no mercado de trabalho. Mas afinal, você sabe o que é empregabilidade? Pois bem… No dicionário, essa palavra de 15 letras, significa nada mais, nada menos “que se consegue empregar” ou também a “capacidade que alguém possui para conseguir um emprego”.

Levando ao pé da letra, é óbvio que o significado não está errado, até mesmo por que vamos discordar do dicionário, não é mesmo? Mas, atualmente, a empregabilidade vai muito além de conseguir se empregar. Ela é composta por diferentes habilidades que formam a base dela e que você vai descobrir quais são neste post. Então, bora seguir a leitura e ficar por dentro de como essa palavra vem se moldando com o tempo. 

O que é empregabilidade?

Você já começou levando um spoiler sobre o que é empregabilidade, e daqui para frente ficará ainda mais por dentro do assunto. Então, seguindo a linha de que a empregabilidade é formada por diferentes habilidades, pode ter certeza de que elas farão a diferença no momento em que você for entrar no mercado de trabalho. 

Aliás, para conseguir um bom nível de empregabilidade é necessário conhecimento e capacitação profissional. E, além de cursos livres em áreas específicas, certamente a faculdade é o local que mais faz a união do conhecimento com a capacitação profissional, uma vez que você está se aprofundando em uma determinada área em que futuramente irá trabalhar, isto é, quanto mais estudar sobre ela, mais será considerado um expert.

Agora, além do conhecimento e da capacitação profissional, bora conhecer outras habilidades que vão fazer toda a diferença e, com toda a certeza, elevar o seu nível de empregabilidade. Aliás, para enriquecer ainda mais a sua leitura com temas atuais do mercado de trabalho, vem entender também sobre soft skills neste post. Ah, coincidentemente, elas somam, e muito, no seu nível de empregabilidade. Você vai conseguir perceber isso logo de cara! 

Idoneidade

Provavelmente, essa palavra você deve ouvir desde criança. Afinal, os seus responsáveis legais sempre devem ter dito que queriam criar uma pessoa idônea. E isso, com toda a certeza, faz muita diferença quando pensamos sobre o que é empregabilidade. Não tenha dúvida de que uma empresa olhará com bons olhos alguém idôneo, que nada mais é que uma pessoa honesta, que age corretamente. 

Competência profissional

É claro que se você conquistar a tão sonhada vaga é justamente por preencher os requisitos pedidos. Mas, óh, nada de se acomodar, oks? Todo profissional precisa se aperfeiçoar e se manter atualizado na área para continuar atrativo para o mercado de trabalho. Isso fará você ser valorizado pela empresa em que estiver atuando, bem como ter boas oportunidades sempre em vista. Isso, certamente fará com que você consiga uma boa remuneração, uma vez que profissionais disputados conseguem negociar melhores salários. 

Vocação

É extremamente válido dizer que você pode desenvolver quaisquer competências que tiver interesse e se aprofundar nos estudos, mas já imaginou em unir algo que identifica que tem vocação, ou é apaixonado, ao seu futuro profissional? Com toda a certeza, aqui entra aquela famosa expressão: trabalhe com o que ama e nunca  mais precisará trabalhar na vida. 

Certamente, levantar diariamente para trabalhar em algo que você sabe que gosta te deixará mais inspirado para render no serviço. E se você for trabalhar com criatividade, pode ter certeza que boas ideias não te faltarão.

Proatividade

Muito provável que você saiba que quando ingressar no mercado de trabalho terá de assumir as responsabilidades do cargo que irá ocupar. Saiba que além disso, haverá situações que terá de lidar com alguns probleminhas. Então, que tal ser proativo a ponto de agir antes e se antecipar a eles? É exatamente isso que faz uma pessoa proativa: ela atua de maneira preventiva a fim de oferecer possíveis soluções. Já imaginou como vão te olhar com bons olhos no mercado de trabalho se você barra um problema ou quando ele chegar já tiver a solução? Vai ser sucesso! 

Automotivação

Inegavelmente, uma pessoa automotivada é bem vista pelo mercado de trabalho. Só para ilustrar… Você conseguiu uma vaga desejada e seus colegas não são tão motivados assim, mas você sim está automotivado e pronto para qualquer desafio. Além de passar a confiança de alguém que sabe o que está fazendo, certamente isso também irá colaborar na sintonia com os demais colegas de trabalho.

Saúde física e mental

Sabe aí em cima que você leu sobre automotivação… Então, você não conseguirá ser uma pessoa automotivada se não estiver com a saúde física e mental em dia. Com toda a certeza, corpo e mente em perfeitas condições vão fazer com que você seja mais produtivo no seu dia a dia. Portanto, assim que entrar no mercado de trabalho, lembre-se de sempre manter o equilíbrio entre a sua vida profissional e pessoal, oks?! 

Ah, e tem aquela receitinha básica que você já deve ter ouvido muito por aí: manter uma boa alimentação, tomar bastante água e praticar atividades físicas. Isso ajuda, e muito, no equilíbrio entre corpo e mente! 

Relacionamento interpessoal

Sabe o famoso network? Pois bem… Ele é importantíssimo para a sua vida profissional. Nesse mesmo sentido, tão importante quanto ele é manter boas relações no ambiente profissional, tanto com os colegas de trabalho, quanto com fornecedores, clientes ou parceiros. Mais que contribuir para um ambiente de trabalho saudável, com toda a certeza isso resultará também no seu desenvolvimento profissional e dos seus colegas, bem como no crescimento da empresa. Ah, e um detalhe importante: pode ser que em algum momento você não trabalhe mais com as mesmas pessoas, mas pelo bom relacionamento elas poderão até de indicar em outras vagas. 

  • Saiba ouvir

Esse é um ponto fundamental para um bom relacionamento. Certamente você sempre terá um ponto de vista sobre determinado assunto ou até mesmo o seu modo de fazer algo, mas é bom desenvolver também a capacidade de ouvir e observar o próximo. É muito provável que ele tenha algo a acrescentar no seu trabalho ou até mesmo na sua vida pessoal. 

  • Mudanças 

Sair da zona de conforto não é, e provavelmente nunca será, uma tarefa fácil. No entanto, é bom saber aceitar mudanças, pois elas, certamente, serão um impulso para que você conquiste novos lugares e pessoas. Nesses casos, permita-se e tente enxergar as coisas sempre pelo lado positivo. É óbvio que haverá situações difíceis e delas você terá de aprender a tirar aprendizados.

Vida financeira

Sim, a sua situação financeira também tem impacto na sua empregabilidade, e até mesmo no seu conforto. Só para ilustrar… Você deu play na sua vida profissional e, em paralelo a ela, tem outras fontes de renda ou até mesmo uma reserva. Isso, claramente, é um sinal de que além de ser uma pessoa organizada financeiramente, você também gosta de se manter em segurança. E mais que isso, manter uma reserva te dará a tranquilidade de passar por períodos de baixa atividade econômica. Sacou a importância de não sair gastando à toa? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *