fbpx

Artes Cênicas vai muito além dos palcos

Por
0 0 0 Sem comentários

“Ser ou não ser, eis a questão”. Quem nunca ouviu essa frase e imediatamente remeteu o pensamento a um ator em algum palco do mundo com um crânio nas mãos encenando essa famosa frase da peça “A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca”, de William Shakespeare? É uma obra tão filosófica e complexa que só sendo um excelente ator para se atrever a encená-la, não é mesmo?

via GIPHY

Mas será que basta um ótimo ator para que um espetáculo seja realmente bom? E o que está por trás do palco ou das câmeras, não é tão importante quanto? O bacharelado em Artes Cênicas existe exatamente para formar todos esses profissionais que atuam na criação, direção, montagem e interpretação de espetáculos para que sejam grandes sucessos. Vamos conhecer um pouquinho mais desse curso?

O bacharel em Artes Cênicas, além de se formar ator, é um profissional que sai da graduação entendendo sobre a área artística e de espetáculo de uma maneira geral. Não são somente técnicas de atuação que ele estuda, pois a dramaturgia, a iluminação, figurinismo, direção de arte e de espetáculos teatrais, filmes, séries e demais encenações também são assuntos abordados durante o curso e que o mercado precisa tanto quanto.

Além disso, esse profissional também pode atuar montando espetáculos para eventos corporativos em empresas, dar aulas de atuação em diferentes cenários, pode trabalhar como crítico de artes e até mesmo atuar em dublagem, encenando a voz de personagens em filmes, seriados, games, animações, entre outros.

Ou seja, é um profissional extremamente dinâmico e que tem um campo de atuação muito vasto por utilizar não somente o corpo e a voz, mas também a criatividade e habilidade para desenvolver histórias, ideias e sentimentos para o público através de um produto, seja ele teatro, cinema, TV, propaganda, etc.

Curso de Artes Cênicas

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Artes Cênicas, chamado anteriormente como Teatro, tem a duração de três a quatro anos na maioria das instituições de ensino superior. A graduação, mais especificamente o bacharelado, combina aulas teóricas e práticas com disciplinas que vão desde História da Arte, Cultura Brasileira e Filosofia até Expressão Corporal, Dança, Cenografia e Arte Circense.

via GIPHY

Mercado de Trabalho

A carreira é muito mais concorrida para quem quer interpretar e ser ator de televisão e cinema, por exemplo. Porém, as maiores oportunidades, tanto para a área de atuação quanto para as de bastidores, se concentram no eixo Rio-São Paulo, locais que ficam as maiores emissoras de TVs, grandes teatros, agências e produtoras. Porém, tem se tornado crescente o ramo de Artes Cênicas em cidades maiores do interior, principalmente porque a tecnologia e a internet têm quebrado barreiras nesse sentido. Ou seja, a arte está em todo lugar!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *