Artes Visuais: a faculdade que colore a educação

Tempo de leitura: 2 minutos

Artes visuais colore a educação com dedos pintados

Sem dúvida, o mundo fica mais bonito quando está colorido e cheio de arte! Aliás, é o profissional de Artes Visuais que traz mais vida para o ambiente. Inclusive, ele tem muito mais do que criatividade, pois precisa ter senso crítico, saber ensinar e pesquisar. Digamos que a faculdade de artes visuais colore a educação, até porque ela deve estar presente na educação básica. Em outras palavras, a Lei nº 13.278/2016 inclui essa disciplina para todas as crianças do Brasil. Viu só como ela é importante?

Sem dúvida, as crianças têm contato com a tecnologia cada vez mais cedo, seja por celulares, computadores ou máquinas. Nesse sentido, levar a arte para os pequenos é um grande diferencial para a bagagem cultural dessa geração. Cá para nós, a arte é muito divertida e nos faz pensar fora da caixa, isso significa, que os adultos também precisam dela. Tenho certeza, que você sempre esperava com ansiedade pelas antigas aulas de educação artística no colégio, não é mesmo?

Atuação em artes visuais

Uma vez que você se identificou com a área, mas quer exercer o seu talento além da educação básica, saiba que isso não é problema. E resumo, tem escolas que oferecem cursos livres de desenho, além de projetos sociais e instituições artísticas. Viu só como o professor de artes sempre vai ter um lugarzinho para atuar?

Além disso, você pode ser pesquisador, coordenador e supervisor de projetos. Também pode participar da produção de novas tecnologias e da construção do conhecimento com a linguagem visual. Ou seja, é um profissional que pode continuar estudando e se dedicar à pesquisa em diversas áreas.

Em um mercado tão amplo, também poderá ser profissional liberal em instituições de difusão artístico-cultural, museus, galerias e instituições de pesquisa e publicidade. Certamente, se você não se enquadra na educação, dá para crescer na profissão fora das salas de aula.

Formação

Antes de mais nada, saiba que é importante fazer uma faculdade em uma instituição de qualidade. Clique aqui e saiba mais sobre os conceitos do MEC. Além disso, você pode estudar do seu jeito! Em outras palavras, pode fazer um curso flexível, ou seja, 60% presencial e 40% estudar onde quiser. Mas se a sua rotina é bom agitada também tem a opção (EAD). Geralmente, a graduação dura de 6 a 8 semestres e tem disciplinas como História da Arte, Semiótica e Processo de Criação. Sem falar, é claro, de matérias voltadas para Psicologia, Metodologia de Ensino e toda a parte de humanas.

Se interessou? Você se acha criativo, tem senso crítico aguçado e gosta de pesquisa e educação? Então Artes Visuais é a sua cara! Confira nos vídeos abaixo um pouco mais dessa área que tem tanto a crescer no Brasil!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.