Bacharelado ou licenciatura, Educação Física é carreira do momento

Por
0 0 0 Sem comentários

Você já percebeu que tem mais gente praticando atividade física? Seja ao ar livre, em academias, em clubes, quadras esportivas, enfim, o pessoal não quer mais ficar parado! E essa constatação é oficial, pois o Brasil permanece como o segundo maior mercado de fitness do mundo em número de academias, atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2018 estavam registradas 34.509 unidades. Com todo esse boom fit, não vai faltar oportunidades para o profissional da educação física, seja ele da licenciatura ou bacharelado.

A tendência é continuar crescendo o número de adeptos da vida saudável, hábito que pode começar na infância, desde os primeiros anos escolares. A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou o compromisso de diminuir a falta de atividade física no mundo em 15% até 2030. Já que, segundo pesquisas, o sedentarismo onera a assistência em US$ 54 bilhões por ano. E para alcançar essa meta não poderá faltar o profissional da educação física, né?!

A proposta tem outros objetivos, como diminuir as taxas de doenças associadas ao sedentarismo, pois pessoas que não praticam atividade física têm mais chance de desenvolver infarto, AVC (Acidente Vascular Cerebral), câncer de mama, entre outros problemas. Então, se a população busca longevidade com mais saúde, saiba que os exercícios devem constar nessa receita, e em todas as faixas etárias…

 

MERCADO DE TRABALHO

O educador físico é aquele que gosta do universo esportivo e quer ajudar as pessoas a conquistar o bem-estar. Se optar pela licenciatura, pode ser professor na educação básica, nos ensinos infantil, fundamental, médio e até superior. Tem ainda a oportunidade de atuar com atividades físicas, esportivas e similares formais, como ginástica, esporte, jogos, danças, lutas, artes marciais, exercícios físicos, entre outras; além de planejar, implantar e avaliar programas de educação física no mundo escolar.

Por outro lado, o bacharel pode orientar pessoas ou grupos e trabalhar na preparação física de atletas profissionais. Esse profissional está em academias de musculação, empresas públicas ou privadas desenvolvendo ginástica laboral; pode também exercer atividade de personal trainer, ser consultor esportivo, treinador de equipes ou desenvolver trabalho individualizado, como recreação em clubes, turismo de aventura, hospitais, SPAs e muitos mais.

Quer saber mais sobre os cursos de Educação Física? Então assista ao vídeo abaixo e fique por dentro da rotina de um estudante dessa área:

Comments

comments