Saiba o que é Ciência da Computação

Saiba o que é Ciência da Computação

Tempo de leitura: 8 minutos

Se você é da galerinha que já ouviu que não sai da frente do computador ou que parece que nasceu com o celular grudado nas mãos, podemos dizer que, pelo menos, afinidade com a tecnologia você tem. Agora vamos um pouco mais a fundo… Se além de fazer parte desse cenário, você curte muito o mundo tecnológico e imagina que pode fazer dele a sua futura profissão, já deu uma espiadinha e sabe o que é Ciência da Computação? Caso não, você está no post certo e vai ficar por dentro da área. E se já viu algo sobre, bora seguir a leitura também para ver alguma nova curiosidade.  

O que é Ciência da Computação?

Antes mesmo dos spoilers, só para você imaginar o que está por vir… Segundo o Dicionário Aurélio, Ciência da Computação é uma disciplina que estuda o projeto, a operação, o uso e a programação de computadores, aliando aspectos da matemática, da lógica, da engenharia e da teoria. Só por essa definição, certamente já percebeu como é ampla e poderosa essa área. Não tenha dúvida de que ela está por trás do desenvolvimento de softwares básicos e até os mais complexos, como os utilizados em pesquisas espaciais e até mesmo na medicina genética. Se prepara que a viagem é surreal. Então, só vamos…  

Ciência da Computação no dia a dia? 

Aí em cima você viu o que é Ciência da Computação de acordo com o dicionário e também já levou um spoilerzão de que ela está presente em rolês bastante complexos. Até aí tudo bem… Mas, além dos seus apps prediletos no celular ou nas funcionalidades utilizadas no desktop ou notebook, ela está presente, e muito, no dia a dia. A calculadora utilizada, os filmes e séries que assiste e até mesmo as músicas que você ouve nos streamings… Tudo isso é graças a Ciência da Computação!  

Vai ter trampo? 

Mas é claro que vai! Se liga nesse dado da Brasscom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais… Tem uma estimativa de que até 2025 (daqui dois anos, hein?!), a área de TI gere quase 420 mil vagas de emprego. Agora quer saber o mais impressionante? Está faltando profissionais. Isto é, você estará entrando em uma área que tem uma grande demanda para contratação, inclusive com bons salários, mas que está faltando mão de obra qualificada.  

Aliás, tem um outro dado interessante da Brasscom que aponta uma demanda anual de 159 mil profissionais da área no Brasil. No entanto, o país só forma 53 mil pessoas no ano. Nem precisa manjar tanto assim de exatas pra entender que, por ano, tá sobrando 106 mil vagas na área, né?! Dessa forma, pode ter certeza que trampo não vai faltar. Inclusive, as chances de trabalhar remotamente em outra cidade são bem grandes… Já imaginou, de repente, estar no conforto do interior com um salário de um grande centro? Com toda a certeza será incrível!  

Inclusive, caso você queira ficar por dentro dos dados citados e de outras curiosidades do mercado de trabalho, a reportagem completa você consegue ler neste link

Tem área de trabalho para escolher? 

Agora que já tem uma ideia sobre o que é Ciência da Computação e de quão amplo é o mercado de trabalho, saiba também que há uma variedade na hora de definir para qual área seguir. Nesse sentido, você poderá optar, e se aprofundar, é claro, em áreas desde o desenvolvimento de softwares a sistemas específicos. Afinal, independente do setor ou tamanho da empresa, quem hoje em dia não precisa estar aliado à tecnologia, não é mesmo?! Então, bora conferir algumas áreas…  

Administrador de Banco de Dados 

Não diferente de outras, essa é uma área de grande responsa, afinal, você será responsável pela criação, instalação, monitoramento, reparos e análise de um banco de dados, que nada mais são que os locais que armazenam informações sobre pessoas, lugares ou coisas.  

Desenvolvedor Web 

Preparado para criar sites incríveis? Então é nessa área aqui que você deve se aprofundar. Em resumo, se essa for a sua praia, você será responsável em planejar e construir, além de oferecer manutenção, em tudo que se referir a websites. Ainda, a área é dividida em front e back-end.  

Caso você seja muito ligado ao visual, a front, pode ser a onda que você vai querer surfar. Nela, você cuidará de toda a parte que podemos ver quando entramos em um site, sabe? Basicamente, sua preocupação será com a experiência do usuário, o que envolverá desde o layout e até os pequenos detalhes.  

Já no back, a sua responsabilidade será ficar ali nos bastidores fazendo com que os códigos que estão por trás do front funcionem perfeitamente. Aliás, você fará uma pontezinha também com o administrador de banco de dados, oks?! 

Desenvolvedor de apps  

Só pelo nome da área fica evidente o que vai rolar fazer por aqui, né?! Já imaginou ser capaz de desenvolver aplicativos para smartphones que serão febre e super utilizados por milhares de pessoas no mundo todo? Pois é… Se partir para essa área, será responsável por planejar, criar, implementar e divulgar soluções para dispositivos móveis. Aliás, não só desenvolvimento de apps maneiros, você poderá atuar na solução de problemas para atender as necessidades de clientes, bem como na arquitetura de soluções, entre outras funções.  

Segurança da informação 

Calma, você não vai andar por aí segurando uma maletinha com várias informações e a protegendo com a sua própria vida não! Hehehe… Em resumo, caso vá para essa área, a sua função será proteger todas as infos e dados que circulam na rede, o que será uma baita responsa, viu… Imagine só a infinidade de informações que circulam no mundo dos negócios, por exemplo. Certamente, você lidará com dados de clientes e até mesmo informações sigilosas. Então, tão importante quanto proteger a maletinha lá com a própria vida é garantir que esses dados estejam bem protegidos longe dos hackers. 

Engenheiro de software 

Se escolher essa área, esteja preparado para usar todos os princípios que aprendeu na facul sobre matemática, informática e engenharia. Eles serão extremamente úteis para projetar, desenvolver, manter, testar e avaliar softwares e sistemas. E não para por aí, oks… Certamente também será responsável em testar e realizar controle de qualidade. Ah, e ainda nessa área você poderá ocupar funções ligadas à administração de bancos de dados ou até mesmo de manutenção de sistemas. Com toda a certeza não faltará opção para escolher onde atuar. 

Como ser um cientista da computação? 

É muito provável que após receber uns spoilers sobre o que é a Ciência da Computação, o quão presente ela está no nosso dia e ter a certeza de que vai rolar trampo, você esteja se perguntando como ser um profissional da área. O primeiro passo, sem dúvida, é escolher uma facul top que, além de bons professores que conheçam as necessidades do mercado, ofereça estrutura para que o seu aprendizado seja o melhor possível e que muito mais que o diploma em mãos, possibilite que você tenha conhecimento suficiente para ser um profissional interessante para o mercado de trabalho – que tem uma alta demanda, como você pôde ver. Aliás, nesse post tem um curso top!  

Nesse mesmo sentido, caso você não queira ir à prática do dia a dia, que a facul consiga te oferecer suporte para que você possa seguir uma linha de pesquisa e, quem sabe, estar entre os próximos cientistas que fizeram descobertas interessantes e revolucionaram o mundo. Já imaginou isso? Por isso, escolha uma universidade que se preocupa com o seu sucesso. Se liga nesse post e nos diferenciais que é estudar em um lugar assim! 

Ah, e nesse outro post você encontra algumas características fundamentais para quem quer seguir na área de Tecnologia da Informação. E aí, será que esse é o seu match perfeito? Conta aí nos comentários! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *