Conheça as áreas de atuação para o curso de administração

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Depois de se formar, o profissional generalista de administração pode exercer diversas funções que envolvem a sua formação. Isso porque as áreas de atuação do curso são muito amplas.

Um bom profissional de administração está preparado para exercer diversas funções que envolvem a área. Ser uma pessoa empática, dar bons feedbacks e ter conhecimento acerca de todas as grandes áreas da administração são algumas das características deste profissional.

E é pensando nessas características que um bacharel em administração pode trabalhar em pequenas, médias e grandes empresas além de instituições públicas ou até mesmo abrir o seu próprio negócio.

Neste texto veremos 7 áreas de atuação para o curso de administração.

Recursos humanos

O profissional de administração que trabalha nesta área é responsável por trabalhar na seleção de novos funcionários. E para, além disso, deve lidar com a política de cargos e salários, definir planos de carreira e treinar e capacitar os contratados.

Tudo isso com o objetivo de alinhar os futuros funcionários e aqueles que já foram contratados com os valores e objetivos da empresa.

Administração financeira

O profissional que decide se inserir nessa área de atuação deve ser capaz de gerenciar os recursos disponíveis de acordo com o planejamento realizado.

Além disso, deve ser capaz de cuidar do orçamento e diagnósticos financeiros do mercado de capital e câmbio, dentre outras funções que englobam o setor financeiro da empresa.

Gestão estratégica

A pessoa formada em administração que escolhe trabalhar na área de gestão estratégica deve se preocupar com todo o plano estratégico. Ou seja, deve ser capaz de identificar possíveis falhas e oportunidades para o planejamento da empresa.

Ele deve ser capaz de entender a empresa e o seu contexto, para assim elaborar planos detalhados para atingir os objetivos da empresa.

Thinking Think GIF by Desiigner - Find & Share on GIPHY

Administração de produção e operações

O profissional que trabalha na gestão da produção deve se preocupar com toda a cadeia produtiva da empresa. Ele deve ainda pesquisar novos produtos e serviços que sejam capazes de fazer com que a produtividade da empresa aumente.

Logística

Quem decide trabalhar na área de logística tem de se preocupar com a aquisição de matérias primas, estocagem e distribuição.

Aqui se deve pensar não somente nos recursos internos da empresa, mas também em transporte e melhores canais de distribuição.

Marketing

Pensa-se que não há campo para o profissional de administração nessa área. Isso porque, quando se fala em marketing, logo relacionam com comunicação. Entretanto, essa pode ser uma boa oportunidade entre as áreas de atuação na administração.

O profissional de administração deve ajudar a pensar qual é o público-alvo da empresa, bem como participar da construção de uma imagem positiva no mercado.

Deve também entender qual o comportamento do consumidor, suas dores e desejos e o que é possível fazer para sanar esses dois itens.

Consultoria

O profissional que decide ir para a área de consultoria não vai trabalhar somente no processo de administração da empresa.

Porém, ele será responsável por analisar os processos administrativos da empresa para assim dar sugestões de melhorias.

Gostou de entender em que o profissional de administração pode trabalhar? Se você já é formado em administração ou pensa em ingressar agora na carreira, saiba que existem diversas áreas de atuação que você pode atuar.

Comments

comments

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.