fbpx

Curso flexível possibilita 40% de aulas on-line para estudar em qualquer lugar

Por in comunicação, cursos flexíveis, Informática, Licenciatura
0 0 0 Sem comentários

A pandemia da Covid-19 trouxe diversas mudanças na vida da população. Muitas das tecnologias inclusive se fizeram necessárias e até evoluíram neste período em ritmo acelerado. Com a educação não foi diferente. Impedidos de ter aulas presenciais para evitar contato e aglomerações, professores e estudantes se viram em um cenário que até então era utilizado preferencialmente em cursos na modalidade a distância. O “novo normal” fez com que todos se adaptassem a aulas remotas em tempo recorde. Haja vista os números cada vez maiores de matrículas em cursos EADs e flexíveis. Mas o que é um curso flexível? Vamos entender um pouco mais neste post.

Work From Home GIF by MOODMAN - Find & Share on GIPHY

Curso flexível nada mais é do que uma graduação que oferece horários diferentes do tradicional ensino presencial, que exige que o aluno esteja na faculdade todos os dias da semana. Geralmente são ofertadas 40% das aulas on-line, ou seja, o estudante pode acessar o conteúdo quando e onde quiser. Ou outros 60% ficam para as aulas práticas, presenciais e geralmente utilizando a estrutura física da instituição como laboratórios, estágios e monitorias, por exemplo.

Os cursos flexíveis se adaptam muito ao novo cenário, pois as pessoas estão com pouco tempo para conciliar a formação superior com outros afazeres, como trabalho, responsabilidades familiares, amigos e lazer.  Outro fator importante de ser lembrado em se tratando da adaptabilidade deste modelo de ensino ao novo momento é o fato de grande parcela da população ter se acostumado aos trabalhos home office durante a pandemia. Inclusive, pesquisas de mercado já mostram que muitas empresas pretendem continuar com esse estilo mesmo após a Covid. Estudar com essa flexibilidade significa para muitas pessoas uma oportunidade de ingressar em uma graduação, já que se fosse 100% presencial não teriam tempo.

Porém, é essencial falar sobre um mito que há muito tempo já foi desmistificado: cursos EAD e flexíveis não são mais “fracos” que os presenciais e muito menos perdem a qualidade no conteúdo. A matriz curricular é exatamente a mesma e o estudante não estudará menos e nem deixará de conhecer nenhum assunto, apenas terá mais disponibilidade de horário para estudar de onde quiser através da internet.

Foco no mercado

Uma das grandes vantagens dos cursos flexíveis é o foco no mercado de trabalho. Por conter 60% das atividades presenciais práticas, as aulas levam em conta o estilo de vida dos estudantes, que prezam por mais experiência e vivência dos conteúdos.

A maior parte dos cursos flexíveis oferecidos pelas instituições de ensino se encaixam nas áreas que possuem conteúdos práticos e teóricos ao mesmo tempo em suas grades curriculares. Graduações de comunicação, informática e licenciaturas são exemplos que se encaixam bem nesta modalidade.

Quer conhecer os cursos flexíveis oferecidos pela Unoeste? Clique nas páginas das graduações e conheça a estrutura, o corpo docente e a grade curricular: Redes de Computadores, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Fotografia, Marketing Digital e Produção Multimídia, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras (Português/Inglês), Matemática, Música, Pedagogia e Química.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *