Economize e conquiste o diploma!

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Apesar de parecer óbvio, nem todos atentam-se que as matrículas e mensalidades dos cursos não são os únicos investimentos financeiros que alunos ou pais terão que fazer durante o período universitário. Portanto, planejar-se é a melhor forma para dar continuidade ao sonho de obter o diploma sem passar por apuros.
Os pais têm que planejar três anos antes de o filho entrar na universidade para ter uma segurança maior, afirma Moisés da Silva Martins, professor da Unoeste e doutorando em economia sustentável. Caso não tenham feito isso, devem começar agora: anotem sempre os gastos fixos, como plano de saúde, moradia (incluindo água, energia, telefone e aluguel), transporte, alimentação, mercado, lazer, cursos extracurriculares e farmácia. Para te ajudar, deixamos pronto um modelo de planilha de orçamento doméstico: www.unoeste.br/meusgastos.xls

Augusto César Silva Cruz, aluno de Ciência da Computação na Unoeste, aprendeu a ser econômico com a mãe, Celeste Conceição.
Augusto César Silva Cruz, aluno de Ciência da Computação na Unoeste, aprendeu a ser econômico com a mãe, Celeste Conceição.

Se não calcular tudo poderá haver transtornos, dívidas e até conflito entre a família. “O planejamento te leva a um conforto, porque antevê acontecimentos e permite que você seja feliz na universidade. É preciso verificar se realmente comporta dentro do orçamento, senão, uma solução deve ser procurada, porque quando falta dinheiro, nem o desempenho escolar é bom”, declara Martins.
Um dos benefícios de manter a vida financeira em ordem é conseguir uma graninha para viajar nas férias – para tanto, evite o consumismo e poupe pelo menos 10% do que ganha. Outra dica importante para ter um extra é aproveitar os momentos em que está livre para prestar serviços, por exemplo dar aulas de inglês. É algo que traz dinheiro, motivação e estimula o empreendedorismo.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.