Educação Física: estrutura, conceito e extensão mostram seu diferencial na região

Por
0 0 0 Sem comentários

A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou o compromisso de diminuir a falta de atividade física no mundo em 15% até 2030. Isso porque o exercício regular é fundamental para prevenir e tratar doenças crônicas, como as cardíacas e a diabetes, por exemplo. Dessa maneira, o profissional de educação física se mostra tão importante neste cenário, pois essas enfermidades chegam a matar 15 milhões de pessoas por ano. Promover a qualidade de vida da população é um dos principais objetivos do educador físico.

Considerado o melhor curso particular da região no último Ranking Universitário da Folha (RUF), a Educação Física da Unoeste tem se destacado não somente pela excelente estrutura física oferecida aos alunos, mas também com as inúmeras pesquisas e projetos que levam o estudante a aprender cada vez mais e melhor. Com um forte perfil de formação acadêmica para atuação no mercado de trabalho e empregabilidade, as graduações (bacharelado e licenciatura) estão constantemente alinhadas com os pilares: ensino, pesquisa e extensão.

Conceito MEC

Com conceito 4, em escala que vai de 1 a 5, conforme último Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), a Unoeste é a 3ª melhor universidade particular do Estado de São Paulo e a 12ª particular do Brasil.

O curso de Educação Física também tem elevada nota pelo órgão máximo da Educação, com Conceito Preliminar de Curso (CPC) 4. Este conceito leva em consideração quatro dimensões: o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade); o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes (IDD); o perfil do corpo docente, que avalia o regime do trabalho e titulação dos professores; e a percepção do aluno sobre as Condições do Processo Formativo, obtida através do questionário do estudante do Enade. O CPC é divulgado anualmente, junto com os resultados do Enade, cerca de um ano após a realização da prova. Entenda cada conceito neste post.

Melhor estrutura

O curso de Educação Física da Unoeste possui uma estrutura das melhores que podemos encontrar no país, contribuindo para uma significativa e enriquecedora formação profissional. Além de salas de aula confortáveis, climatizadas e com todos os recursos tecnológicos disponíveis, a graduação conta também com laboratórios de informática, anfiteatros, além do Ginásio de Esportes no campus 1 e o Centro Esportivo no campus 2.

Toda esta estrutura, além de atender plenamente as demandas do curso em nível curricular e extracurricular, possui ainda a capacidade de oferecer espaço para desenvolvimento de práticas simultâneas diárias de atividades físicas em diferentes modalidades atendendo alunos, comunidade acadêmica da Unoeste e até mesmo o público externo.

Campus 1

Com uma estrutura toda montada não somente para aulas práticas, mas também para uso dos próprios estudantes e funcionários, além de realização de eventos sociais e esportivos, o Ginásio de Esportes, localizado no campus 1 da universidade, possui uma quadra poliesportiva com piso de madeira flutuante para alta absorção de impacto com banheiros e vestiários e diversas salas para aulas de danças, treinamentos funcionais e outras atividades. No mesmo campus, os acadêmicos podem usufruir ainda de uma piscina semiolímpica de 25 metros de comprimento, 16 de largura, 1,40  metro de profundidade e seis raias, além de academia de musculação e ginástica com os mais modernos aparelhos disponíveis no mercado.

Campus 2  

O Centro Esportivo, localizado no campus 2 da Unoeste, é um complexo que possui três quadras poliesportivas, piscina aquecida de 17m x 8m, salas de lutas, danças e recreação, além de academia de musculação e ginástica. É neste campus que se encontra o Laboratório de Fisiologia do Exercício e Biomecânica e a mini pista e atividades para atletismo.

Projetos de Extensão

O curso de Educação Física da Unoeste possui um forte perfil de formação acadêmica para atuação no mercado de trabalho e empregabilidade. Está constantemente alinhado com os pilares ensino, pesquisa e extensão. Além do ensino, oferece também diferentes atividades de iniciação científica e incentiva a construção de um perfil de pesquisadores da área.

Além destas ações que ocorrem diariamente no âmbito do curso, diversos projetos que contemplam uma diversidade de áreas da educação física, inclusive projetos extensionistas de ações inclusivas que acontecem semanalmente nos espaços da Unoeste, bem como em entidades cadastradas, com a participação de um grande número de acadêmicos. Tais atividades colocam o aluno em contato direto com o público interno e externo e fundamentalmente contribuem para uma formação profissional sólida.

Muitos destes projetos beneficiam não apenas o estudante, que tem na prática todo o aprendizado de sua futura profissão e o coloca em contato direto com a comunidade, mas também à própria população, que recebe atendimentos de qualidade de maneira totalmente gratuita, muitas vezes nas dependências da Unoeste, contanto com uma estrutura de espaço e material de primeira.

Projetos Internos

Algumas das atividades extensionistas realizadas para a comunidade e que utilizam a estrutura interna da Unoeste são, por exemplo: Atividades aquáticas para pacientes com sequelas neurológicas, em parceria com a Clínica de Fisioterapia, no campus 1; o projeto “Ritmos na Universidade”, que proporciona aos servidores e aos acadêmicos a vivência de uma aula de ritmos, no Centro Esportivo do campus 2; prática de atividade física e fisioterapia convencional como opções de tratamento a pacientes do SUS com dor lombar crônica com aulas de natação, futsal, musculação e ballet clássico, também no campus 2; modalidades de treinamento para adultos com sobrepeso e treinamento multilateral funcional, entre diversos outros.

Projetos Externos

Já em relação a projetos realizados fora dos muros da Unoeste, podemos citar como exemplos: Cidadania através do esporte na modalidade karatê, que é oferecido nos Cras Morada do Sol e Sabará; exercícios físicos para os internos do Hospital Bezerra de Menezes; os projetos “Qualidade de Vida na Terceira Idade”, realizado no salão da Paróquia Santa Luzia; “Dançando no Escuro”, com atividades na Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos e treinamentos funcionais para idosos institucionalizados, no Lar São Rafael, todos em Presidente Prudente.

Rede de Bibliotecas

A Rede de Bibliotecas da Unoeste conta com mais de 255 mil exemplares, além de bibliotecas virtuais com quase 18 mil títulos. Para os pesquisadores, a universidade também oferece o Portal de Periódicos da Capes, que é uma base mundialmente conhecida, com periódicos relevantes em todas as áreas do conhecimento. São 136 bases disponíveis com artigos na íntegra.

Suporte universitário

Olhar o aluno como um todo, em todas as suas especificidades, também é papel da universidade. É fato que existem vários fatores externos que podem interferir no aprendizado, por isso os acadêmicos da Unoeste têm outros suportes como o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) e o Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico (SUAPp).

O NAE promove o acolhimento do estudante de forma integral em conjunto com as coordenações e os professores, fornecendo inclusive informações gerais aos pais ou responsáveis. Está presente durante todo o curso, ajudando os acadêmicos na construção de carreiras através da Central de Estágios, que tem o objetivo do ingresso deste aluno no mercado de trabalho através da divulgação de vagas para estágios e efetivas, auxiliando-os também na elaboração de currículos e dicas para entrevistas de emprego. Saiba mais no site.

Já o Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico visa acolher, orientar e aconselhar o acadêmico sobre as possíveis dificuldades no processo de aprendizagem. A universidade conta com psicólogas em todos os campi e o agendamento pode ser feito no site da Unoeste, Área do Aluno, na aba “Serviços”, no ícone SUAPp.

Comments

comments