Escolas de Comunicação são tendência na educação superior

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

É notória a evolução e as constantes mudanças no ensino superior nos últimos tempos. A tecnologia aliada a um mercado cada vez mais dinâmico, competitivo e multiprofissional, tem levado as instituições a se reinventarem. Os tradicionais cursos de graduação e suas grades curriculares “engessadas” estão perdendo espaço. Portanto, escolas de comunicação e estratégias digitais atendem a nova tendência.

Profissionais de comunicação em uma mesa trabalhando com equipamentos de tecnologia

Certamente a área de comunicação é uma das que mais precisam de atualização constante. Não somente do profissional, mas principalmente das escolas que precisam acompanhar esse dinamismo de um mercado que a cada dia traz uma novidade para absorver.

Estudar em uma Escola de Comunicação

Dessa maneira, com o objetivo de oferecer um ensino dinâmico e voltado quase que inteiramente ao mercado, já é muito comum que as instituições de ensino superior adequem cursos de uma mesma área de maneira que os conteúdos se integrem e conversem entre si. É o caso de uma Escola de Comunicação e Estratégias Digitais, por exemplo.

Áreas da comunicação em alta

Permanecem em alta as tradicionais graduações em Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Fotografia. Mas o ramo da comunicação tem oferecido focos mais direcionados ao mercado digital e de tecnologia. Como, por exemplo, Marketing Digital e Produção Multimídia.

Profissionais de comunicação em uma mesa de reunião discutindo estratégias de mídias sociais

Ou seja, o termo “Escola de Comunicação” traz todo o potencial que uma universidade tem na área como especialista em comunicação. Além disso, oferece os cursos e bagagens necessárias aos que ingressam nas graduações com o intuito de estarem mais preparados para o mercado.

Formação diferenciada em comunicação

O formato escola traz uma maior integração das áreas. Isso porque as matrizes curriculares são transformadas de maneira que haja “troncos comuns” entre os cursos oferecidos. Portanto, possibilita a obtenção de mais diplomas e outras capacitações e competências em um espaço muito menor de tempo.

Você tem interesse em conhecer cursos de uma Escola de Comunicação e Estratégias Digitais? Então acesse os seguintes links: Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Fotografia, Produção Multimídia e Marketing Digital.

Escola de Comunicação: Termos livres

Outro grande diferencial é a possibilidade de os interessados pela área se especializarem através dos chamados termos livres. Isso significa que é possível, na maioria dessas escolas agrupadas por áreas, que a comunidade ingresse em termos específicos conforme a aptidão de cada um.

Ou seja, a opção termo livre permite que estudantes do ensino médio que queiram desenvolver alguma competência específica ingresse em algum termo dos cursos oferecidos.

Essa possibilidade também é outro fator que favorece a aproximação da escola com as empresas. Em primeiro lugar porque abre a opção para que os colaboradores que já estão no mercado de trabalho se atualizem de acordo com a área. Em segundo é que possibilita, assim, um networking muito maior entre estudantes e profissionais.

Legal, né?! Realmente é uma proposta inovadora, mas que tem se tornado cada vez mais comum nas instituições de ensino superior. Acima de tudo porque vem ao encontro dos estudos que envolvem essa grande tendência na educação. Sendo eles: adquirir (ou atualizar) competências e habilidades em curto espaço de tempo em consonância com a realidade da internet e da tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *