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Entre as melhores Faculdades de Medicina do país

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Faculdade de Medicina - Em uma simulação, alunos realizam procedimentos de atendimento a um paciente vítima de acidente

O profissional da medicina está à frente quando os assuntos são qualidade de vida e saúde. Portanto, seja como generalista ou nas inúmeras especialidades, a atuação médica está sempre focada no bem-estar do paciente. Acima de tudo, a Faculdade de Medicina visa a formação humanista e técnica do profissional.

Primeiramente, para você ter ideia desta universidade, a Unoeste possui uma das melhores estruturas acadêmicas do país. Foi, ainda, a primeira instituição no oeste paulista a oferecer o curso de Medicina, iniciado em 1987 em Presidente Prudente. Como resultado já formou mais de 4 mil médicos para o Brasil e o mundo…

A experiência de décadas e ensino de qualidade agora também estão nas cidades de Jaú e Guarujá. Nesses locais, por exemplo, as faculdades de Medicina são destaques em tecnologia e inovação.

Faculdade de Medicina: Conceito MEC

A Unoeste tem conceito 4, em escala que vai de 1 a 5, conforme o último Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Assim, a Unoeste é a 3ª melhor universidade particular do Estado de São Paulo e a 12ª particular do Brasil.

Da mesma forma, o curso médico também tem elevada nota pelo órgão máximo da Educação, com Conceito de Curso (CC) 4. Significa que na mais recente visita in loco, os avaliadores do MEC constataram excelência. Os requisitos organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura foram elogiados. Entenda cada conceito neste post.

Melhor estrutura de Medicina

A Unoeste possui mais de 5 milhões de metros quadrados, contando com áreas experimentais. Além disso, somente para a Medicina, são 35 laboratórios didáticos. Acima de tudo, eles possuem equipamentos modernos e muita tecnologia que fortalecem a aprendizagem. 

Simulação realística na Faculdade de Medicina

Entre os destaques da estrutura dos cursos médicos da Unoeste estão os Laboratórios de Habilidades e Simulação (LHabSim), por exemplo. Para começar, eles estão presentes nos três campi e são referência em ensino. Neles os estudantes treinam habilidades clínicas e de comunicação.

Para começar, as ações programadas obedecem a protocolos. Além disso, as estações possuem modelos e simuladores que são separados em salas específicas para a melhor interação entre professores e estudantes. Enquanto isso os simuladores permitem alta fidelidade e reproduzem atividades semelhantes a humanos.

Diferencial

O diferencial deste laboratório é a metodologia utilizada para o ensino dos futuros profissionais de saúde. Portanto, durante a universidade eles têm a oportunidade de simular quase todas as situações clínicas experimentadas na vida real. Dessa forma inclui a simulação de parto, atendimentos a situações de emergência e o manejo de situações comportamentais que podem ocorrer durante a assistência à saúde.

Faculdade de Medicina - três alunos realizam manobras de ressuscitação cardiopulmonar no laboratório de simulação

Ambiente de aprendizagem

É de fato um ambiente hospitalar, por isso possui equipamentos que vão de estetoscópios a computadores de alto desempenho. São ambientes com câmeras e equipamentos de som que parecem reais. Dentre os que mais chamam a atenção são os simuladores humanos de aparência realista.

Mas isso não é tudo! Com os equipamentos de alta tecnologia e um ensino diferenciado, esse laboratório pode transformar a educação médica do país. Afinal, estamos falando de um ambiente que foi totalmente pensado na melhor preparação do futuro médico.

Além disso, o espaço conta com uma equipe capacitada em simulação realística. Tudo para o melhor aproveitamento de toda a tecnologia adotada. Possui, por exemplo, profissionais da medicina, enfermagem, psicologia e técnico de enfermagem. Saiba mais sobre o LHabSim de Presidente Prudente.

Tecnologia em escola médica

Tem ainda o Laboratório de Design Instrucional, que desenvolve Objetos de Aprendizagens, Aplicativos e Simuladores Virtuais. As ideias surgem a partir de necessidades apresentadas pelos professores e alunos, por exemplo.

Dessa forma, depois de desenvolvidos, todos os materiais didáticos são utilizados em TV Touchscreen, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Internet e Smartphones.

Sala Betha

A Sala Betha está localizada no campus 1 e também reúne muita tecnologia. Lá o aluno encontra, por exemplo, mesas interativas, realidade aumentada, holografia, peças impressas em 3D, celulares, tabletes e projetores de alta definição. Recursos que possibilitam, por exemplo, acompanhar uma cirurgia em tempo real em diferentes perspectivas.

Para você ter uma ideia, os cenários começam com realidade aumentada. Depois disso tem sempre na mesa um celular, uma carta e uma peça impressa em 3D.

Com o celular, o aluno vê o que tem na carta. Com a realidade aumentada começa a comparar com aquilo que está vendo na mesa. E com a peça impressa, assim, em 10 minutos ele já tem toda uma perspectiva em vários ângulos.

A Sala Betha permite inúmeras possibilidades integrando a tecnologia e a educação.

Ambulatório Médico

O Ambulatório Médico da Unoeste “Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima”, está localizado ao lado do Hospital Regional. Além de ser um espaço de atividades acadêmicas, também atende pessoas carentes por meio de parceria com a prefeitura.

O local possui quase 4 mil m² de área construída, sendo 1,7 mil m² compartilhados com o Centro Municipal de Especialidades (CS1). Portanto, atende usuários dos serviços públicos de saúde.

Investimento

Para o ambulatório, a Unoeste investiu em equipamentos de ponta e estrutura completa. A parceria com o Poder Público traz mais um cenário de prática na área da saúde e de estágio. Assim, envolvendo todos os cursos da saúde da Unoeste, já que o CS1 oferece atendimentos multidisciplinares.

O Centro Municipal de Especialidades conta com 34 consultórios e três salas para o Banco de Leite. Ou seja, além de sediar a unidade de saúde do município, o Ambulatório Médico da Unoeste possui salas de aula para os estudantes, auditórios, biblioteca e outras estruturas acadêmicas.

Faculdade de Medicina-fachada do ambulatório médico da Unoeste Prudente

Maior rede de bibliotecas

Imagine como seria ter as principais obras da sua área à sua disposição? Na Unoeste é assim! A Rede de Bibliotecas da Unoeste conta com mais de 255 mil exemplares, além de bibliotecas virtuais com quase 18 mil títulos.

Mas isso não é tudo! Para os pesquisadores, a universidade também oferece o Portal de Periódicos da Capes, que é uma base conhecida no mundo todo. O portal atende todas as áreas do conhecimento. Para esclarecer melhor, são 136 bases disponíveis com artigos na íntegra.

Medicina na Prática

Acima de tudo, desde o primeiro ano do curso, cuidar das pessoas faz parte da rotina do estudante de Medicina da Unoeste. Fato que reforça a responsabilidade social deste profissional perante a sociedade. Assim, o aluno tem contato com pacientes por meio de atendimentos em Estratégia Saúde da Família (ESFs), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Ambulatórios, hospitais, além de ações de extensão na comunidade.

Internato médico

Os Estágios em Serviço Supervisionado – Internato Médico – compreendem os dois últimos anos do curso. Sendo que as atividades correspondem ao estágio curricular obrigatório de treinamento em serviço, em regime de internato, em serviços próprios ou conveniados e sob supervisão direta dos docentes ou de preceptores.

Aliás, os acadêmicos passam pelos setores de Atenção Básica, Saúde Mental, Urgência e Emergência, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, além de Saúde Coletiva.

Metodologia de ensino da Faculdade de Medicina

O modelo pedagógico coloca os cursos de Medicina da Unoeste na vanguarda das escolas médicas brasileiras, pois contempla uma estrutura curricular baseada em metodologias ativas. A proposta curricular é concebida de forma integrada em que o estudante passa a ser o sujeito central do processo de ensino e aprendizagem.

Assim, o aluno tem o “aprender a aprender” como procedimento fundamental na construção dos saberes teórico-prática. O docente tem função mediadora e reflexiva entre os saberes essenciais à formação, os problemas sociais reais da saúde local e o necessário processo de aprendizagem.

Ensino híbrido

O modelo pedagógico é hibrido. Conta com Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e casos disparadores adotando-se a metodologia de Team-Based Learning (TBL – Aprendizagem Baseada em Equipes). Pode ainda utilizar ciclos de debates, atividades em Laboratório, como, por exemplo, os Morfofuncionais, de Design Instrucional e de Habilidades Clínicas e Comunicação, simulação de baixa e alta fidelidade.

Essas atividades têm por objetivo proporcionar o desenvolvimento cognitivo, de habilidades e atitudes. Dessa forma, na metodologia centrada no aluno, ele assume o papel de agente ativo, sendo o principal responsável pela sua aprendizagem.

Estratégias de aprendizagem

O currículo é formulado com base nos principais problemas da comunidade. E o modelo pedagógico é orientado para a utilização de estratégias de ensino e de aprendizagem focadas nos estudantes. Assim tem como ênfase o “Aprendizado Baseado na Resolução de Problemas”, constituído por casos disparadores.

Faculdade de Medicina - Professor fazendo auscuta em um robô de simulação e duas alunas observam

Diferencial do curso de Medicina da Unoeste

Além da infraestrutura completa, com docentes com titulação acadêmica e laboratórios equipados com aparelhos de última geração, desde o início do curso o aluno da Unoeste mantém contato com a futura profissão. Eles estão, por exemplo, nos atendimentos em Estratégia Saúde da Família (ESFs), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Ambulatórios, hospitais o que fortalecem a formação humanista e ética.

Localização das Faculdades de Medicina da Unoeste

Medicina Prudente

A Faculdade de Medicina de Presidente Prudente está localizada no campus 1. Aliás, trata-se de uma região privilegiada da cidade, com estrutura completa ao redor, o que facilita para os alunos que vêm de outras cidades. O Internato é realizado no Hospital Regional.

Medicina Jaú

A Faculdade de Medicina de Jaú foi inaugurada em agosto de 2018, com estrutura ao lado do Hospital Thereza Perlatti. Igualmente o local recebeu moderna estrutura para receber os estudantes. Contudo, o novo campus de Jaú será inaugurado em fevereiro de 2021.

Medicina Guarujá

Já a Faculdade de Medicina de Guarujá, que teve início em março de 2019, está instalada em pavimento do Hospital Santo Amaro. Da mesma forma, também possui moderna estrutura. Nesta cidade, portanto, o novo campus tem previsão de ficar pronto no segundo semestre de 2021.

Mercado de trabalho para o médico

Desde o início do curso o aluno é preparado para o mercado de trabalho. Isso porque as metodologias de ensino o deixa mais seguro e confiante para a profissão. Durante a graduação, o estudante terá contato prático com as principais áreas da medicina, para que ele possa identificar qual ramo mais se identifica.    

De acordo com a Federação Nacional dos Médicos (Fenam), o piso salarial desse profissional é de R$ 15.274,34. Entretanto, a receita pode ser ainda maior dependendo da quantidade de horas trabalhadas entre os plantões e consultas de especialidades. Para se ter uma ideia, um levantamento feito com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho, indica salários de até R$ 22 mil.

Ramos da medicina

O médico pode trabalhar em hospitais, clínicas, consultórios particulares, unidades básicas de saúde, vigilância epidemiológica e sanitária, atendimentos de urgência e resgates, ações humanitárias, empresas, como professor universitário e em centros de pesquisa médica.

Saiba mais sobre a profissão neste vídeo:

Entretenimento na universidade

A universidade possui uma preocupação com a formação do acadêmico que vai além da sala de aula, incentivando em suas dependências a prática da atividade física. No campus 1, por exemplo, o Palácio de Esportes é destaque pela sua estrutura e diversidade de atividades. O local abriga quadra poliesportiva, arquibancadas, salas para aulas aeróbicas, piscina semiolímpica, além Academia Unoeste.

Na Unoeste, o estudante também é incentivado a momentos de lazer com os eventos culturais e jogos universitários. Além disso, a Faculdade de Medicina da Unoeste conta com a Atlética Acadêmica, que promove treinos em várias modalidades, além de competições. Tem ainda a famosa Batezuda, bateria formada pelos acadêmicos que movimenta eventos da graduação.

Eles indicam

A Unoeste já formou mais de 4 mil médicos, espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Quer saber mais sobre o curso? Então conheça alguns egressos de sucesso.

Médicos dos atletas

O Dr. Nemi Sabeh Júnior acompanha atletas consagradas como Marta, Cristiane e Formiga. Há mais de 10 anos ele é médico ortopedista da Seleção Brasileira de Futebol Feminino e afirma que a Unoeste teve um papel muito importante para seu sucesso profissional. “É até difícil enumerar tudo o que aprendi neste período na universidade. Acho que a minha própria vida e minha trajetória já responde”, fala.

Grandes hospitais de São Paulo

O Dr. Francisco Sampaio Junior coordena uma das equipes de cirurgia de coluna do Hospital Sírio Libanês de São Paulo. É também chefe de uma das equipes de neurocirurgia da Rede D’Or São Luiz da capital paulista.

Ele conta que tem ótimas recordações da Unoeste. “Sempre me senti muito amparado. Os docentes eram muito mais do que professores. A estrutura criada pela universidade, com o Hospital Universitário [atual Hospital Regional], onde tínhamos acesso a materiais de última geração. Realmente tive tudo que uma excelente instituição pode oferecer”.

Experiência internacional

O Dr. Rafael Otto Schneidewind acredita que todo o suporte oferecido pela Unoeste, principalmente em relação à infraestrutura, foi de extrema importância para sua carreira profissional. Ele fez residência no Hospital Universitäts Klinikun e estágio no Centro do Coração Alemão de Berlim. Também atuou no Centro do Coração Alemão de Berlim), com Roland Hetzer, um dos maiores cardiologistas do mundo.

Medicina no sangue

A Dra. Livia Maria Bernardes de Melo é chefe do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Universitário da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Seguiu os passos do pai, e afirma que a medicina é uma doação e que está no sangue da família.

Sobre sua escolha pela Unoeste, A Dra. Livia afirma que não poderia ter sido melhor. “Ambiente acolhedor, familiar. A infraestrutura é o grande diferencial, poucas instituições possuem coisa parecida. E isso traz uma qualidade de formação que levamos para sempre. Sei que o laboratório de habilidades e simulação é modelo no Brasil, e isso faz muita diferença na formação”.

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