Filmes e séries que inspiram sobre profissionais da saúde

Por
0 0 0 Sem comentários

Quem aqui não adora um bom filme ou uma boa série, daqueles que não te deixa sair de frente da telinha?! O que não falta são opções de temas para você preparar aquela pipoquinha e se lançar no sofá, e como se não pudesse ficar melhor… ahh se fosse durante um dia de frio em?!

Se você já se interessou, então certamente é também apaixonado por filmes e séries. Assunto comum nas conversas cara a cara e também pelas mídias sociais, que garante longos diálogos entre amigos, familiares e até mesmo com aquela pessoa que não cansa de ‘stalkear’ nas redes. Tá aí uma dica pra quem não sabe como puxar um papo com o (a) crush!

Você já assistiu uma série ou filme em que se viu no papel do personagem principal? Ainda mais se esse personagem tivesse a formação profissional que você sempre sonhou em fazer, desde criança. Quem nunca fez isso?!

Existem roteiros que não são apenas para diversão e relaxamento desse corpo bem trabalhado. Tanto os filmes, quanto as séries abordam situações do dia a dia e de alguma forma apresentam um conhecimento importante.

Abaixo, listamos alguns filmes e séries que abordam a área da saúde. Se liga nas dicas e bora preparar a pipoca, beleza?!

Filmes e séries com personagens que são profissionais da saúde

Quando se fala em produções sobre saúde, é comum associar aos médicos no primeiro momento, já que frequentemente são figuras muito conhecidas na rotina de um hospital. Mas sabe-se que este profissional é apenas um entre os tantos outros importantíssimos no atendimento e tratamento de saúde, como o enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo, cirurgião-dentista, biomédico, psicólogo, farmacêutico, entre outros…

O carro-chefe dessas produções, em sua maioria, gira em torno do drama dos personagens inseridos nas histórias que comovem multidões, mas também incomodam algumas pessoas, isso é normal. Afinal, nem todos são fãs desse tema.

As sinopses sempre mostram um pouco da realidade dos profissionais, apresentam como é a rotina de atendimento aos pacientes, como o profissional executa as funções e quais os desafios enfrentados para se tornarem um grande profissional da saúde.

Muitas profissões fazem parte desse universo chamado área da saúde. Abaixo listamos algumas produções para você acompanhar e quem sabe se inspirar por essas carreiras!

Filmes sobre Nutrição

Super Size Me – A Dieta do Palhaço

Morgan Valentine Spurlock é um documentarista, humorista, produtor de televisão, roteirista e dramaturgo americano que decidiu ser cobaia de uma experiência e se alimentar somente em restaurantes da rede McDonald’s. realizando três refeições diárias. No filme ele relata como foi a experiência e fala sobre a cultura do fast food nos Estados Unidos, além de mostrar os efeitos físicos e mentais.

The Kids Menu

O filme mostra o desenvolvimento de instituições, escolas, ONGs, professores, pesquisadores, profissionais e pais em relação à educação nutricional, demonstrando também os resultados positivos das ações. O documentário apresenta um discurso esperançoso sobre movimentos de combate à obesidade infantil que, quando são bem direcionados, levam as crianças a fazer, por conta própria, escolhas alimentares mais saudáveis.

Muito além do peso

O documentário apresenta um amplo contexto de debate sobre a alimentação das crianças brasileiras, os problemas decorrentes do consumismo na infância causados pelos efeitos da segmentação da comunicação mercadológica de alimentos.

Filmes sobre Fonoaudiologia

O Discurso do Rei – 2010

Conta a história do príncipe Albert que tinha gagueira persistente. O problema do distúrbio iniciou quando criança e o acompanhou por toda a vida, por ter um ofício em que precisava falar em público. Então, ele começa a trabalhar com o fonoaudiólogo australiano Lionel Logue que faz o uso de métodos não convencionais.

O Escafandro e a Borboleta

Relata um caso muito comum, de uma pessoa que sofreu um derrame cerebral. Mostra todas as etapas, do despertar até sua morte e como a vida é afetada de todas as maneiras, deixando de ser independente e para ser totalmente dependente de outros, sejam eles médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e enfermeiros.

Filmes e séries sobre Psicologia

Cisne Negro

A história gira em torno de Nina, uma bailarina obcecada pela dança que se torna a escolha do diretor de companhia para substituir a primeira bailarina na estreia de “O Lago dos Cisnes”. Mas ela tem uma rival, a novata Lily que personifica o Cisne Negro. A competitividade entre as bailarinas se torna uma amizade distorcida e surge o lado sombrio de Nina.

Divertida Mente

Uma animação que trabalha as emoções humanas de uma forma leve e criativa. Os personagens envolvidos são: Alegria, Tristeza, Nojinho, Medo e Raiva sentimentos que fazem parte da mente de uma menina e mostram a complexidade do nosso cérebro e a importância de sabermos lidar com diferentes emoções.

Sessão de Terapia

A série acompanha a rotina do terapeuta Theo (Zécarlos Machado). Ambientada no seu escritório de psicanálise, cada temporada acompanha um grupo diferente de pacientes, sendo que cada episódio da semana exibe a sessão de um deles. O último é sempre uma avaliação do próprio terapeuta feita por sua supervisora.

PSI

A série traz o enredo focado no personagem Carlo Antonini, um psicólogo que atende casos extraordinários, apostilas de psicologia e o desafio que eles representam. O espectador pode observar os casos clínicos, e também os questionamentos sobre os principais temas existenciais do mundo moderno. Baseado na obra do colunista e psicanalista Contardo Calligaris.

Séries sobre Biomedicina

Seleção Artificial

A série trabalha questões como ética e liberdade. Mostra indivíduos normais que se questionam sobre fazer o uso de tecnologias que não conhecem para realizarem modificações genéticas. Mostra o mundo dos biohackers e de técnicas CRISPR de manipulação genética, como ter a possibilidade de modificar o DNA de organismos.

Explicando

Um dos capítulos mais ligados à Biomedicina é o que mostra onde o funcionamento da mente é o assunto principal. Da memória aos sonhos, tudo é visto com imagens impressionantes e esclarecedoras. A série-documental mostra uma boa qualidade nas questões que são propostas, que são respondidas pela ciência, mas também pela opinião pública.

Filmes sobre Fisioterapia

A Teoria de Tudo

Baseado na biografia de Stephen Hawking, o filme mostra como o jovem astrofísico fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar o seu romance com a aluna de Cambridge Jane Wide e a descoberta de uma doença motora degenerativa quando tinha apenas 21 anos.

Meu pé esquerdo

Nascido com paralisia cerebral, o menino Christy Brown de uma família humilde de operários irlandeses, nunca foi visto com a possibilidade de um futuro esperançoso. Mas em um evento milagroso aos cinco anos, ele demostra total controle do seu pé esquerdo e usa giz para desenhar uma palavra no chão. Com muita determinação e a ajuda de sua mãe, ele supera as limitações físicas e torna-se um escritor e pintor.

Filmes sobre Educação Física

Duelo de Titãs

A diretora de uma escola de ensino médio dos Estados Unidos é obrigada a integrar adolescentes negros a um colégio só de alunos brancos. Dessa forma ela contrata Herman Boone, um técnico negro, para comandar o time de futebol americano da instituição.

Menina de Ouro

Frankie Dunn passou a vida treinando boxeadores e para todos sempre alertou sobre a principal regra, que é se proteger! Tem no afastamento de sua filha a magoa que carrega tornando-o uma pessoa fechada. Sua única proximidade é com Scrap seu amigo. Até que surge em sua vida Maggie Fitzgerald uma jovem determinada que possui um dom ainda não lapidado para lutar boxe.

Filmes sobre Odontologia

O Dentista

Dentista com métodos estranhos, W. C. Fields joga golfe na sala de espera para tranquilizar seus pacientes, oferece gelo como anestesia e até luta com uma mulher quando não consegue extrair o dente e não encontra a boca do paciente por causa de sua barba, e então decide usar uma espingarda no atendimento. Um clássico da comédia.

Neve pra cachorro

Neve para cachorro conta a história de Ted, um dentista bem sucedido que trabalha em uma clínica herdada pelo seu pai. Mas tem sua vida alterada quando descobre que é o único herdeiro de uma herança que o espera no Alasca. A surpresa é que ele descobre que a herança são oito cães de corrida de trenó. Eles estavam sob os cuidados de um morador do local, que não vê a hora de entregá-los para viajar para terras mais quentes. Com isso, Ted é obrigado a aprender a pilotar trenós e cuidar de seus mais novos animais.

Filmes e séries sobre Farmácia

Rolou Uma Química

Um farmacêutico conhecido pelo seu jeito certinho se mete em várias confusões. A maior delas é quando conhece e se envolve com uma mulher casada que faz sua vida virar de cabeça para baixo.

Amor e outras drogas

Filme gravado em Pittsburgh, estado da Pennsylvania onde existem diversos centros de pesquisa médica. Relata a história de Jamie um representante de um grande laboratório farmacêutico que se apaixona por Maggie, uma mulher com mal de Parkinson. Ambos se apaixonam, mas Maggie evita levar o caso adiante por causa da sua doença.

Pandemia

Pandemia, da Netflix, mostra como atuam os profissionais que trabalham na linha de frente do combate ao vírus da gripe, desde o momento em que cuidam das pessoas contaminadas até as tentativas de desenvolver uma vacina. O mais importante é evitar a qualquer custo que uma epidemia global aconteça.

Série sobre Enfermagem

Nurses

A série segue quatro jovens enfermeiros que trabalham na linha de frente do Hospital St. Jude, onde se dedicam inteiramente para ajudar a vida dos outros, enquanto tentam aprender a ajudar a si mesmos.

Nurse Jackie 

Conta a história da enfermeira Jackie, uma das mais dedicadas aos pacientes do hospital onde trabalha. Muitas vezes, acaba passando por cima da diretoria e das regras do hospital, além de ter que lidar com o ego e outras vezes com a incompetência dos médicos à sua volta. Fora da rotina do trabalho precisa conciliar as situações de sua problemática família com seu vício por remédios.

Filmes sobre Estética e Cosmética

Um Salão do Barulho

O salão é comandado por Gina, uma cabeleireira que tem o sonho de ser proprietária de um salão de beleza. Após uma confusão com seu patrão ela decide transformar seu sonho em realidade. Tendo sua amiga Lynn como parceira, elas tiram os clientes do antigo patrão de Gina.

Hairspray – Em Busca da Fama

Tracy é uma adolescente apaixonada por dança e faz sua inscrição para participar de um programa local, o The Corny Collins Show, após ser aceita se torna uma celebridade, do dia para a noite. O fato de ser tornar popular é o suficiente para encerrar o reinado do programa e iniciar uma integração racial.

Mais dicas: Filmes que abordam atendimentos de saúde!

Quando você busca capacitação profissional, sabe-se que é necessário alto nível de compromisso com os estudos para tirar o máximo dos ensinamentos. Embora a dedicação seja fundamental durante um curso, os momentos de lazer não devem ser deixados de lado, visto que ajudam a recarregar as energias além de favorecer a saúde mental.

É possível unir a diversão ao conhecimento! As mídias são importantes veículos de aprendizagem e estamos aqui para indicar as melhores séries para a área da saúde. Confira:

Tempo de despertar (2013)

Conta à história de um neurologista que começa a trabalhar em um hospital psiquiátrico. Onde começa a se ver próximo a vários pacientes que sofrem de encefalite letárgica, fazendo com que fiquem imóveis, como se estivessem “adormecidos” por anos. A ideia do médico é tentar um tratamento para curar esses pacientes, aplicando uma droga que é usada para o mal de Parkinson. A diretoria do hospital autoriza o tratamento em apenas um paciente, que inicialmente responde bem aos testes, mas depois apresenta efeitos colaterais.

Para sempre Alice (2015)

Professora de Harvard e especialista em Linguística, Alice é uma mulher realizada com sua vida pessoal e profissional até que é surpreendida por um diagnóstico de Alzheimer. O filme aborda a perspectiva da paciente e da família sobre a doença, mostrando os primeiros sinais dessa doença. Além de apresentar todas as situações que ela provoca na vida de uma pessoa, como nesse caso uma pessoa mais jovem.

Terapia de Risco (2013)

Relata a história de uma mulher que vê seu marido ser solto da prisão. Mesmo aliviada com a situação ela tenta o suicídio, e começa a ter crises de depressão e sofrer com transtornos de ansiedade. Com todos esses problemas ela busca ajuda de um psiquiatra que receita um novo medicamento. Esse profissional é pago por um laboratório para testar esse produto em seus pacientes, a principio o remédio renova as energias, mas causa outros efeitos, como sonambulismo, paranoias e consequências que afetam sua vida e a de todos à sua volta.

O óleo de Lorenzo (1992)

Apresenta o drama de uma família que tenta salvar o filho que até os seis anos tinha uma vida normal. Mas o menino começou a ter problemas mentais, e teve o diagnóstico de uma doença genética ALD (adrenoleucodistrofia), que causa a degeneração cerebral e pode levar à morte em apenas dois anos. Nessa situação, afamília, com muita determinação, corre contra o tempo em busca de uma cura.

Como filmes e séries podem te ajudar a escolher uma profissão?

Não é possível afirmar que exista uma interferência direta na escolha da profissão quando pensa em filmes, em séries, nos personagens, nas histórias, em livros. Pode-se pensar em um despertar de curiosidades e interesses quando olha para alguns personagens.

Nos últimos anos, muita coisa mudou na maneira do ensino e aprendizagem e muitas discussões foram criadas em torno de qual seria a melhor metodologia a ser utilizada.

Para contribuir na dinâmica da construção do profissional foram acrescentados vídeos, jogos, podcasts, transmissões on-line e, entre eles, o uso de filmes e séries podem ajudar a pessoa que está em processo de escolha a olhar para uma história e tentar checar se os personagens inseridos levam a uma identificação.

O foco das produções cinematográficas não é o ensino, por esse motivo não são feitas abordagens específicas sobre os ensinamentos e a forma técnica da profissão. Dessa forma, o despertar pode ocorrer no sentido de aguçar a curiosidade sobre determinada profissão.

(Fonte: Professora e psicóloga da Unoeste Doutora Camélia Santina Murgo)

Como você pôde ver, nos filmes e séries listados são várias opções que retratam perspectivas de profissionais, pacientes e famílias envolvidas por alguma situação de saúde. São debatidos temas como acolhimento, superação, expectativa profissional, ética, entre outros. Assim é possível descansar assistindo a roteiros sem deixar o aprendizado de lado.

Gostou do conteúdo? Aproveite as indicações e divirta-se!

Comments

comments