fbpx

Filmes, séries e músicas voltados aos profissionais do campo

Por
0 0 0 Sem comentários

Fazenda, campo, animais e tudo que esteja ligado ao universo rural sempre chamou muito atenção não somente do público, mas também de produtores de filmes e séries. Seja porque rendem imagens bonitas ou porque em algumas pessoas esse contexto pode remeter à saudade, infância e todo o apelo emocional que o cenário possibilita. Sendo assim, é bem comum encontrar produções que envolvem profissões do agro como medicina veterinária, zootecnia e agronomia, por exemplo.

Moça sentada em uma porteira de maneira olhando o entardecer em uma fazenda

Filmes e séries: Medicina Veterinária

É muito fácil encontrar personagens com esta profissão em filmes de cachorros e cavalos, por exemplo. Geralmente são produções mais dramáticas, então prepare os lencinhos se a história for sobre perder um animalzinho de estimação.

Filmes e séries: Zootecnia

Para quem busca zootecnistas em filmes e séries, basta procurar por produções que contem histórias de criações. Como a profissão tem o objetivo de melhorar a produtividade animal, filmes que contem a história de produtores rurais ou até mesmo que se passam em um zoológico podem mostrar um pouco da rotina deste profissional.

Filmes e séries: Agronomia

Já para encontrar engenheiros agrônomos nos filmes, basta pesquisar sobre produções que tenham como cenário fazendas e que conte histórias de famílias de produtores rurais. No mercado há muitas produções deste tipo!

Agora veja abaixo algumas opções de filmes, séries, documentários e até músicas que são bons exemplos para você que se interessa pela área:

Filmes Agro

Madagascar – Esta animação super leve e divertida mostra a história do leão Alex, principal atração de um zoológico em Nova Iorque. Ao lado de seus grandes amigos, a zebra Marty, a girafa Melman e a hipopótamo fêmea Gloria, ele decide explorar o mundo fora dos cativeiros e uma grande aventura começa ao se depararem com a vida selvagem da ilha de Madagascar.

via GIPHY

Secretariat: Uma história impossível – Este filme baseado em fatos reais conta a história da dona de casa Penny Chenery, que após seu pai adoecer, assume o controle do estábulo que era cuidado por ele. Por não entender nada de cavalos, ela recebe a ajuda do treinador veterano Lucien Laurin que a ensina muito sobre o trabalho.

Um lugar no coração – O filme se passa em 1935 e conta a história de uma mulher que cuida de seus filhos sozinha e batalha para manter sua fazenda de algodão, já que o banco quer tomar a propriedade. 

Babe, o porquinho atrapalhado – Mais voltado para o público infantil, essa produção divertida e leve traz a vida de Babe, um leitão que chega em uma fazenda e resolve se tornar pastor das ovelhas. Com muita dedicação e intimidade com a nova função, o animalzinho é inscrito até em um torneio pelo seu instrutor.

Dr. Dolittle – Eddie Murphy vive o médico veterinário Dr. John Dolittle. Após um pequeno acidente, ele recupera seu dom da infância de conversar com os animais. A comédia rende boas risadas quando ele começa a se meter em muitas confusões por causa do comportamento considerado estranho pelas demais pessoas.

via GIPHY

Jeca Tatu – Um clássico de Mazzaropi que conta a história de Jeca, que precisa deixar a preguiça de lado para lutar pelo seu rancho, que está ameaçado pela ganância de latifundiários. O filme mostra muita beleza nas cenas, que trata com muita delicadeza a vida do homem do campo e a questão da reforma agrária.

Água para elefantes – Baseado em um livro de mesmo nome, é um dos grandes sucessos do público que é apaixonado pela medicina veterinária. Conta a história do ex-estudante da área Jacob Jankiwski que foi trabalhar em um circo e acaba vivendo uma grande história de amor por lá.    

Temple Grandim – É a história real de uma mulher autista que, distante do convívio social, passa sua vida baseada em se dedicar aos animais. Temple Gardim chegou a defender o doutorado por ter revolucionado os métodos de manejo de gado com técnicas que surpreenderam até os mais experientes dos criadores.   

Séries Agro

Heartland – É uma das séries mais famosas voltadas para a área do campo da atualidade. Conta a história da família Fleming, que cuida de animais que foram maltratados. Ali eles se dedicam a domar esses animais e treiná-los para competições. Baseada em uma série de livros, o drama traz a vivência das irmãs Amy e Lou Fleming ao lado de seu avô Jack Barlett.

Zoe e Raven – A série é mais voltada ao público adolescente e fala sobre uma garota da cidade grande que vai viver no campo com seu avô. No rancho, ela conhece um cavalo no qual se apaixona imediatamente, porém, muito difícil de lidar. Como ninguém nunca conseguiu domá-lo, todos se impressionam com o primeiro contato da menina com o animal, já que que ela o acalma de imediato.

The Ranch – Colt Bennett, após não ter obtido sucesso em sua carreira no futebol, volta para Colorado, nos Estados Unidos, para administrar o rancho da família ao lado do irmão Jimmy. Porém, eles não se dão nada bem e essa relação é marcada por muita comédia em duas temporadas disponíveis. 

via GIPHY

Veterinários do futuro – A produção se baseia em acompanhar a rotina de um grupo de estudantes de medicina veterinária que estão no último ano da graduação. Durante toda a série, o público tem a oportunidade de acompanhar a evolução profissional dessas pessoas mostrando muita emoção que envolve a profissão e a família dos animais atendidos.  

Documentários

The biggest little farm – Conta a mudança de vida de um casal formado por um cineasta e uma escritora que decidem deixar a vida na cidade para trás e cuidar de uma fazenda inteiramente sustentável. Com muitas adversidades no aprendizado, o documentário mostra todo o processo de evolução do lugar.

Peter and the farm – A produção conta a história do fazendeiro Peter Dunning, que tem a natureza e os animais como seus maiores companheiros. Além de enfrentar o alcoolismo, o documentário mostra não somente a rotina em sua fazenda, mas também sua luta para a felicidade mesmo vivendo isoladamente e sem seus quatro filhos.

Blackfish – Este documentário foge um pouco dos filmes mais leves e divertidos que envolvem animais. Ele fala sobre a orca Tilikum, responsável pela morte de três pessoas e todo o histórico de maus tratos de baleias e outros animais criados em cativeiros para meios de entretenimento. 

Músicas Agro

Quando se fala em músicas relacionadas à área de agrárias, não dá para fugir das modas de viola antigas que contam a rotina do homem do campo, seu trabalho duro na roça e até mesmo aventuras com bois e cavalos. Algumas dessas canções, mesmo antigas, tocam e fazem sucesso até hoje por mostrarem uma realidade muito presente para quem trabalha e vive do campo. Veja alguns exemplos e dê o play nos links abaixo:

Obrigado ao homem do campo (Dom e Ravel – Na voz de César e Paulinho)

Moda do agrônomo (Tinoco)

Agro é tudo (Grupo Marcação)

Vivendo aqui no mato (Trio Parada Dura)

Sou do interior (Fernando e Sorocaba)

Homem segurando um violão e tocando o instrumento musical

Se você se identifica com agrárias e pensa em seguir uma das profissões dessa área do conhecimento, então acesse este link e confira as graduações que estão à sua disposição.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *