fbpx

Geoprocessamento oferece ótimas oportunidades no mercado de trabalho

Por
0 0 0 Sem comentários
Um homem no meio de uma plantação em propriedade rural e um tablet nas mãos

Os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná concentram os principais polos do agronegócio do Brasil. O profissional em geoprocessamento se adequa e contribui neste cenário, já que o mercado precisa urgentemente dessa demanda crescente em todos os setores do agro. Esse tecnólogo auxilia ainda no progresso tecnológico da região. Mas você sabe o que é geoprocessamento e o que faz esse profissional?

Em primeiro lugar, que tal você tirar suas dúvidas sobre como é estudar nesta graduação? Acesse o site e saiba mais.

Amplo conhecimento

A profissão faz o uso de modelos matemáticos e de ferramentas computacionais para tratamento e análise de dados geográficos, sempre ligados a uma localização específica.

O tecnólogo em geoprocessamento é capaz, por exemplo, de entender os princípios desta ciência e aplicar esses conhecimentos para obter, tratar e analisar dados geográficos de maneira que possa extrair informações que servirão de base para tomadas de decisão.

Áreas de atuação

O tecnólogo em geoprocessamento pode atuar nas ciências físicas, biológicas e sociais, ou seja, tem uma área bastante diversificada.

Esse profissional pode, por exemplo, atuar no planejamento estratégico de cidades (instalação de órgãos públicos como creches, hospitais e corpo de bombeiros, logística de trânsito, plano diretor).

A mão de uma pessoa segurando uma lapiseira sob uma planta arquitetônica de um loteamento

No entanto, esse profissional faz muitas outras atividades… O tecnólogo em geoprocessamento faz o monitoramento de recursos naturais (desmatamentos, queimadas); realiza estudos de impactos ambientais (deslizamentos, enchentes, poluição do ar, água e solo); analisa risco de desastres (rompimento de barragens, vazamento de contaminantes, erosão).

Ele também atua na agricultura com monitoramento de culturas, controle de tráfego, aplicação de insumos por sistema remoto, e ainda realiza trabalho na área da saúde monitorando casos de doenças, nas tomadas de decisões estratégicas, enfim.

Geoprocessamento: profissão em expansão

Existem boas oportunidades de vagas de emprego para o tecnólogo em Geoprocessamento. Além disso, a expectativa é de que a busca por profissionais dessa área cresça ainda mais no futuro, tendo em vista o avanço tecnológico e a necessidade dos mais diversos setores por profissionais capazes de captar, trabalhar, analisar e transformar dados em preciosas informações de tomada de decisão.

Colaboração do professor doutor Marcelo Rodrigo Alves, coordenador do curso superior de tecnologia em Geoprocessamento da Unoeste

Comments

comments