História: a profissão que traz para o presente um olhar minucioso sobre o passado

Por
0 0 0 Sem comentários

História: a profissão que traz para o presente um olhar minucioso sobre o passado

Se você ama uma boa história, gosta de conhecer o passado das pessoas, dos lugares, dos objetos, adora entender sobre novos povos e culturas, é adepto a um bom documentário e nas viagens é aquela pessoa que já programa visitas a todos os museus, se liga que o curso de História pode ser a graduação da sua vida! Já pensou nisso?

Se engana quem pensa que o profissional de história só pode atuar na educação, como professor. Essa é uma área de atuação importante, que abriga grande parte dos historiadores, mas o trabalho vai muito além da sala de aula.

Pesquisar a história da humanidade, como ela evoluiu até o que é hoje, estudar sobre o passado de um determinado assunto, empresa, família, obra de arte, fotografia, documento, patrimônio histórico, pessoas, enfim, o historiador nada mais é do que um curioso que adora uma boa pesquisa e investigação sobre o passado.

Porém, como na maioria das instituições os cursos de História são de licenciatura, grande parte do mercado está aberto a professores, de ensino fundamental a médio e até superior, dependendo da qualificação.

O que você também pode fazer:

O historiador pode também atuar com consultorias produzindo e avaliando material didático para editoras ou instituições de ensino. Além de assessorar na produção de novelas, vídeos, documentários, filmes e figurino de um determinado período histórico, aliás, área muito em alta no mercado para esse profissional, sabia? Essa demanda tem crescido por conta da lei que obriga as emissoras de TV por assinatura a exibir conteúdo nacional em sua programação.

Este profissional pode trabalhar também na memória empresarial, resgatando e pesquisando a história de empresas e instituições; pode atuar na documentação e preservação, selecionando, identificando e organizando documentos históricos para acervos de museus, por exemplo; e pode inclusive identificar obras que farão parte de exposições, atuando em órgãos de preservação do patrimônio e histórico de um lugar.

Inclusive o diploma de História já é exigido para concursos públicos em museus e arquivos históricos, de acordo com um projeto que regulamenta a profissão de historiador já aprovado na Câmara dos Deputados.

 

Sobre o curso:

Falando especificamente sobre a licenciatura em História, que geralmente dura de seis a oito semestres, a graduação oferece na grade curricular disciplinas como Introdução aos Estudos Históricos, Historiografia, Memória Social, Pesquisa Histórica, História do Tempo Presente, Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental, além de Filosofia e Sociologia para atender as novas diretrizes.

Entenda mais um pouquinho dessa profissão e o tanto de coisa legal que você vai descobrir atuando e estudando a história de milhares de pessoas e lugares assistindo o vídeo abaixo:

Comments

comments