fbpx

Faça os melhores convites e cartões de visitas

Por
0 0 0 Sem comentários

“Pro samba que você me convidou… Com que roupa que eu vou”. Já ouviu essa música ou é a primeira vez? Mas o que essa famosa letra do Noel Rosa tem a ver com a produção de convites e cartões de visitas? Em resumo: assim como a música conta a dúvida sobre o modelito, também devemos saber qual letra ou cor usar na hora de fazer alguns desses materiais. Então agora é a hora de você se ligar nessas dicas de ouro!

Tenha em mente o motivo do seu material

Em primeiro lugar, você precisa saber para que servirá o seu material. Ou seja, se o convite é de casamento ou de um aniversário, ou para quem é o cartão de visitas. Em segundo lugar, deve entender que o layout significa a alma do seu projeto.

Ao passo que você já tem essas informações em mente precisa seguir algumas regras básicas para cada ideia. Só para exemplificar, se é um convite deve saber qual o seu tema como retrô ou moderno. Além disso, precisa escolher o tipo de letra, esquema de cores, se será impresso ou só para a web.

As cores da vez

Para 2021 os convites, cartazes ou cartões de visitas terão um visual mais leve e harmônico com cores mais suaves. Já pensou porque no Ano Novo você usa branco ou no Carnaval tudo é muito colorido? Sem dúvidas, isso tem a ver com o que pensamos é por isso que existe a psicologia das cores.

Uma vez que o verde transmite serenidade e crescimento, logo ele pode ser usado para artes de alimentação ou finanças. Nesse sentido, as cores mais suaves são a bola da vez e dão a sensação de segurança, credibilidade e até de proteção.

Chamando a atenção

Se você tem dois cartazes um com letrinhas pequenas e outro com frases maiores, sem dúvidas o segundo vai te atrair mais. Com toda a certeza, essa prática é chamada no universo do design de “Big Number”. Desse modo, as informações são colocadas de forma grandiosa para que as pessoas vejam e entendam melhor a mensagem.

Aliás, você sabia que o texto pode ter movimento mesmo que no papel? Pois bem, esse movimento do layout acontece com o uso das formas geométricas. É uma maneira de contar algo com uma foto de forma leve e mais livre.

Tipo de letra nos cartões e convites

Antes de mais nada, saiba que ao escrever um texto à mão você tem ali a sua letra registrada que é única. Mas quando digita no computador, por exemplo, você consegue mudar essa letra que tem o nome de fonte. Por isso, na hora de fazer um material gráfico precisa escolher qual o tipo de letra usar.

Além disso, é legal você saber o que significa o termo serifa. Sabe a perninha do “a” que você deixa maior quando escreve? Então, no mundo do design isso é a serifa. Em outras palavras são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das letras.

Para 2021, as atenções são para os tipos de letras clássicas, ou seja, com serifa. Essas fontes deixam o texto mais fácil de ler e traz credibilidade para o seu material. Entretanto, se você quer fazer um cartão de aniversário virtual a regra é usar letras sem a serifa.

Busque conhecimento

Para que você consiga fazer materiais que passem uma mensagem para as pessoas deve saber o que está fazendo. Mesmo que não seja um expert no assunto, precisa ter uma referência boa para as suas produções darem resultado. Em outras palavras, estude, pesquise e vá a fundo sobre o assunto. Mas se essa não é a sua praia, procure um profissional que faça isso para você.

Sem exageros!

Para que o seu material fique legal você precisa ser coerente e se comunicar da maneira mais simples possível. Desse modo, uma outra dica básica é não querer usar tudo em um só lugar. Por exemplo, use no máximo dois tipos de letras. Respeite a história da marca ou que o cliente quer passar seja no seu convite ou cartão de visitas.

Fonte: Dennis Luiz Gomes Pereira, coordenador de publicidade do Departamento de Marketing da Unoeste.

Gostou essa área! Sabia que você pode fazer o curso de Design Gráfico presencial ou EAd. Clique aqui para conhecer mais sobre o curso presencial. Mas se você prefere estudar no conforto de casa o EAD é para você!

Aproveite também para ver esses vídeos que também traz dicas bem legais sobre o curso de Design Gráfico!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *