Pedagogia vai muito além de ensinar, forma cidadãos

Por
0 0 0 Sem comentários

Trabalhar em prol da melhor qualidade da educação. Esta é a principal função do profissional de pedagogia, seja dentro ou fora das escolas, dando aula diretamente aos alunos ou trabalhando em órgãos públicos ou empresas privadas. O pedagogo é aquele que fará parte da construção de melhores cidadãos para o futuro do país. Profissão importante, não é mesmo?

E sabia que o mercado para a área é uma das mais promissoras no Brasil? Muitos egressos já saem empregados da graduação. Isso porque a Câmara dos Deputados, através da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, aprovou em 2017 um projeto de lei que regulamenta a profissão. Então, profissionais não formados em Pedagogia não podem mais dar aulas nos primeiros anos de ensino da criança.

E se você acha que o trabalho do pedagogo em sala de aula não passa de desenvolver brincadeiras para os alunos, você está muito enganado. O profissional de pedagogia é essencial no desenvolvimento dessas crianças, proporcionando a elas noções básicas não somente de educação, mas também de vida! Afinal, é ali que essa pessoa terá o primeiro acesso ao sistema educacional, tendo que lidar com professores, aprendizado, colegas, adaptação e habilidades pessoais. Imagina para um professor a satisfação de ver que aquela criança que ele ensinou a ler é hoje um profissional de sucesso e se tornou um ser humano do bem?

Mas não só de sala de aula vive um pedagogo. Além da atuação como professor, o profissional tem disponível outra grande área: a administração. Ele pode trabalhar em órgãos do governo, por exemplo, estabelecendo e fiscalizando a legislação de ensino no país; pode orientar e dirigir professores e certificar o cumprimento dos currículos e das diretrizes educacionais em uma escola; e ele está habilitado inclusive para trabalhar na inclusão de pessoas com necessidades especiais ou educação a distância.

Outra área bastante nova na pedagogia e que também foge da sala de aula é a empresarial. O pedagogo nesses casos desenvolve projetos educacionais dentro das empresas e coloca tudo em prática. Por exemplo, muitos desses profissionais são contratados por museus. Por quê? São lugares que recebem uma quantidade muito grande de pequenos visitantes a todo momento. Esse tipo de lugar precisa estar preparado para receber este público e os funcionários devem ter uma linguagem adequada, comportamento de recepção chamativo, além de toda uma apresentação, fazendo com que as crianças entendam o conteúdo e gostem do local.

Sobre o perfil deste profissional, nem precisa dizer que ele precisa ter habilidades de ensinar e ser muito didático, não é mesmo? Além, é claro, de ter facilidade no relacionamento com crianças e pré-adolescentes. Como vai trabalhar muitas vezes com crianças pequenas, é preciso que ele tenha paciência com a adaptação e diferenças de personalidade e habilidades de cada aluno.

O curso

A maioria das instituições de ensino superior oferece a Licenciatura em Pedagogia, que pode durar até 4 anos. Esta é uma das graduações que mais são oferecidas na modalidade de ensino a distância, então, se você não tem muito tempo para se dedicar a um curso presencial, esta é uma grande oportunidade.

História da Educação, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, e até mesmo Língua Brasileira de Sinais (Libras), são disciplinas que fazem parte da matriz curricular da graduação em Pedagogia.

Agora que você já sabe o que o profissional de pedagogia pode fazer, quais habilidades ele precisa ter e se você se acha uma pessoa paciente, didática e ama crianças, que tal assistir o vídeo abaixo para conhecer melhor essa profissão tão importante para o futuro do nosso país? É só dar play e aprender um pouco mais:

Comments

comments