Já pensou em organizar grandes eventos? Conheça o curso de Produção Cultural

Tempo de leitura: 3 minutos

Produção cultural realiza shows com fogos de artificio ao fundo e a sombra de pessoas na plateia

Com toda a certeza você tem na cabeça algum show que te marcou. Da mesma forma um stand up onde deu muita risada. Aliás, você sabia que por trás de tudo isso existe um produtor cultural? Inclusive, é o profissional dessa área que faz acontecer todas as ideias. Conheça mais sobre esse curso de Produção Cultural.

Em primeiro lugar você precisa saber a importância da formação para se tornar um produtor cultural. Em segundo, o conhecimento técnico vai te ajudar a entender todos os macetes do universo cultural. Por fim, acredite: fazer um evento é mais do escolher a data, local ou atrações.

Aliás, é a produção cultural que cuida do planejamento financeiro, das ações de marketing, de logística e da orientação das equipes. Em outras palavras, para trabalhar nesse ramo tem que colocar a mão na massa!

Mais detalhes da produção cultural

Ao mesmo tempo que o produtor cultural vai atrás de grana para a realização de um projeto é ele que faz os últimos ajustes do evento. Ou seja, é quem faz a ideia acontecer. Nesse sentido, ele é a ponte entre a criação artística e a gestão do projeto cultural.

Digamos que o produtor cultural se ajusta ao projeto. Sendo assim, ele tem presença garantida desde o técnico ao operacional. Enfim, essa carreira está ligada ao projeto cultural como um todo.

Já ouviu falar da Lei Rouanets? É ela quem banca os projetos culturais e artísticos, ou pelo menos, garante alguma ajuda financeira. Existem também leis de incentivo estaduais e municipais. E adivinha quem é que vai atrás desse amparo? É justamente o produtor cultural.

Enfim, o produtor cultural está nas estratégias de marketing cultural. Também é fundamental em museus, centros culturais ou bibliotecas. Além disso, coordena equipes de apoio e prestadores de serviços. Ao mesmo tempo, também define orçamentos e prazos de trabalho. Quanta coisa legal, não é mesmo!

Mercado para a produção cultural

Caso você escolha seguir como tecnólogo em produção cultural, poderá trabalhar em locais como centros e espaços culturais. Também atuará em empresas de planejamento e desenvolvimento de projetos. Sem falar da assessoria técnica e consultoria em eventos culturais.

Esse profissional é presença garantida nos departamentos de marketing. Em outras palavras, o mercado é promissor para a produção cultural. Um ponto importante desse otimismo é a Lei 12.485 de 2011 que define cotas para conteúdos nacionais na TV por assinatura. Isso significa que a produção cultural no Brasil ficou bem movimentada com essa possiblidade. Aliás, o profissional da área está ligado na produção desses conteúdos.

Pensando nos cargos que pode ocupar, são muitos a serem falados. Mas para você já ter uma ideia, poderá trabalhar como diretor de criação ou de arte, produtor de conteúdo ou redator publicitário.

O que estuda um tecnólogo em Produção Cultural

O curso é superior de tecnologia e te dá o diploma de uma graduação. Se você tem uma rotina agitada, uma ótima opção é estudar a distância. Clique aqui para saber mais como é fazer EAD em Produção Cultural.

Em primeiro lugar é importante saber que o mercado de trabalho valoriza os profissionais com formação específica na área. Neste caso, um diploma de ensino superior.

E se você ainda está se perguntando sobre o que irá estudar. Então, preste atenção em algumas informações! No início você aprende sobre como desenvolver projetos e estratégias de marketing. Aliás, é nesse momento que entende como ganhar dinheiro para as suas propostas. E, com toda a certeza, também aprende tudo sobre o mundo dos eventos.

Formação de qualidade

Se você se identificou com a carreira de produção cultural, lembre-se que uma formação de qualidade faz a diferença. Na hora de escolher onde estudar, saiba se a instituição é credenciada pelo MEC e tem bons conceitos. Clique aqui para saber mais sobre as avaliações do MEC.

Vestibular EAD

Saiba mais como você pode começar a estudar a distância!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *