fbpx

Saiba mais sobre a profissão de produção cultural

Por
0 0 0 Sem comentários
Produção cultural realiza shows com fogos de artificio ao fundo e a sombra de pessoas na plateia

Com toda a certeza você tem na cabeça algum show que te marcou. Da mesma forma um stand up onde deu muita risada. Aliás, você sabia que por trás de tudo isso existe a produção cultural? Inclusive, é o profissional dessa área que faz acontecer todas as ideias.

Em primeiro lugar você precisa saber a importância da formação para se tornar um produtor cultural. Em segundo, o conhecimento técnico vai te ajudar a entender todos os macetes do universo cultural. Por fim, acredite: fazer um evento é mais do escolher a data, local ou atrações.

Aliás, é a produção cultural que cuida do planejamento financeiro, das ações de marketing, de logística e da orientação das equipes. Em outras palavras, para trabalhar nesse ramo tem que colocar a mão na massa!

Mais detalhes da produção cultural

Ao mesmo tempo que o produtor cultural vai atrás de grana para a realização de um projeto é ele que faz os últimos ajustes do evento. Ou seja, é quem faz a ideia acontecer. Nesse sentido, ele é a ponte entre a criação artística e a gestão do projeto cultural.

Digamos que o produtor cultural se ajusta ao projeto. Sendo assim, ele tem presença garantida desde o técnico ao operacional. Enfim, essa carreira está ligada ao projeto cultural como um todo.

Já ouviu falar da Lei Rouanets? É ela quem banca os projetos culturais e artísticos, ou pelo menos, garante alguma ajuda financeira. Existem também leis de incentivo estaduais e municipais. E adivinha quem é que vai atrás desse amparo? É justamente o produtor cultural.

Enfim, o produtor cultural está nas estratégias de marketing cultural. Também é fundamental em museus, centros culturais ou bibliotecas. Além disso, coordena equipes de apoio e prestadores de serviços. Ao mesmo tempo, também define orçamentos e prazos de trabalho. Quanta coisa legal, não é mesmo!

Mercado para a produção cultural

Caso você escolha seguir como tecnólogo em produção cultural, poderá trabalhar em locais como centros e espaços culturais. Também atuará em empresas de planejamento e desenvolvimento de projetos. Sem falar da assessoria técnica e consultoria em eventos culturais.

Esse profissional é presença garantida nos departamentos de marketing. Em outras palavras, o mercado é promissor para a produção cultural. Um ponto importante desse otimismo é a Lei 12.485 de 2011 que define cotas para conteúdos nacionais na TV por assinatura. Isso significa que a produção cultural no Brasil ficou bem movimentada com essa possiblidade. Aliás, o profissional da área está ligado na produção desses conteúdos.

Pensando nos cargos que pode ocupar, são muitos a serem falados. Mas para você já ter uma ideia, poderá trabalhar como diretor de criação ou de arte, produtor de conteúdo ou redator publicitário.

O que estuda um tecnólogo em Produção Cultural

O curso é superior de tecnologia e te dá o diploma de uma graduação. Se você tem uma rotina agitada, uma ótima opção é estudar a distância. Clique aqui para saber mais como é fazer EAD em Produção Cultural.

Em primeiro lugar é importante saber que o mercado de trabalho valoriza os profissionais com formação específica na área. Neste caso, um diploma de ensino superior.

E se você ainda está se perguntando sobre o que irá estudar. Então, preste atenção em algumas informações! No início você aprende sobre como desenvolver projetos e estratégias de marketing. Aliás, é nesse momento que entende como ganhar dinheiro para as suas propostas. E, com toda a certeza, também aprende tudo sobre o mundo dos eventos.

Formação de qualidade

Se você se identificou com a carreira de produção cultural, lembre-se que uma formação de qualidade faz a diferença. Na hora de escolher onde estudar, saiba se a instituição é credenciada pelo MEC e tem bons conceitos. Clique aqui para saber mais sobre as avaliações do MEC.

Vestibular EAD

Saiba mais como você pode começar a estudar a distância!

<



Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *