Teorias modernas da administração: conheça as principais correntes e suas aplicações

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

É mais que certo que dentro dos estudos da administração existem inúmeras teorias. Essas são estudadas e aplicadas com o objetivo de resolver problemas industriais e corporativos. E vão desde teorias clássicas até teorias modernas da administração.

Embora estas teorias sejam inúmeras, todas já foram aplicadas por administradores que provaram ser válidas para o sucesso da sua empresa.

Como um bom administrador precisa conhecer diversas teorias, vamos nos concentrar neste texto em entender quais são as principais teorias modernas da administração.

Prontos?

Administração por objetivos

Nesta teoria, datada de 1954, o foco não é somente nos objetivos e metas da empresa. Há a preocupação com o desenvolvimento do trabalho interno da organização e em como são executadas as mais variadas tarefas nos diversos setores.

Aqui todo processo de planejamento é participativo, para que sejam definidos conjuntamente os objetivos e assim a empresa consiga alcançar os resultados desejados.

Administração estratégica

Essa teoria tem por objetivo determinar um planejamento estratégico com base na missão, visão e valores da empresa. Aqui se deve analisar atentamente todos os setores da empresa, bem como os fatores que podem influenciar no andamento da organização.

Essa organização deve ser analisada cuidadosamente pelos líderes para identificar e antecipar possíveis problemas que poderão acontecer no decorrer do projeto de desenvolvimento.

Administração participativa

Essa é uma teoria democrática já que consiste em que todos os integrantes da empresa possam opinar sobre todo e qualquer assunto de interesse dos colaboradores da empresa.

Essa teoria tem como objetivo fazer com que todos os colaboradores se sintam mais motivados a contribuir com o crescimento da empresa e auxilia a competividade na organização.

Administração japonesa

Esse modelo de administração consiste em uma rigorosa supervisão, desde os funcionários até a produção e o relacionamento com os clientes.

O objetivo dessa supervisão é fazer com que tudo que envolve a empresa seja constantemente melhorado e aprimorado, buscando assim o aproveitamento total das potencialidades humanas.

Work Computer GIF - Find & Share on GIPHY

Administração holística

Essa teoria é baseada no modo de pensamento sistêmico, ou seja, aqui a empresa coloca atenção em todos os departamentos e funções. Porém, o foco é que essas pessoas possam se integrar para alcançar os objetivos e metas em conjunto.

Aqui deve-se pensar na produção total da empresa e não somente em uma ou outra etapa da produção.

Administração empreendedora

Essa teoria é mais comumente chamada de empreendedorismo. Aqui a competitividade é fundamental uma vez que a empresa deve sempre buscar se revolucionar e inovar para competir no mercado.

Essa competitividade é justificada pelo processo de globalização, que gera acesso a mais informações, resultando assim em acesso a mais serviços e bens de consumo. Neste cenário, as empresas teriam de se destacar.

Administração virtual

É pensando no cenário de globalização de que falamos anteriormente que surge a administração virtual. São utilizadas aqui plataformas virtuais para administrar e distribuir os produtos da empresa.

Reengenharia

A reengenharia tem como foco reestruturar e transformar os processos e sistemas de funcionamento de uma organização. Esta reestruturação teria como foco buscar inovações para acompanhar as empresas concorrentes.

Percebeu como todas estas teorias são importantes para entender como administrar uma empresa? Não deixe de analisar quais destas teorias modernas da administração podem ser utilizadas por você.

Comments

comments

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.