Se liga nas diferenças entre universidade e faculdade!

Se liga nas diferenças entre universidade e faculdade!

Tempo de leitura: 6 minutos

Vamos lá… Chegou ou está chegando o momento tão esperado desde a infância que é prestar o vestibular, só que o curso que você quer tem em diferentes instituições de ensino e isso, às vezes, tem até te confundido na hora de escolher onde vai estudar. Dessa forma, com toda a certeza, esse post não apareceu à toa para você. Afinal, existe diferença entre universidade e faculdade? Sim!!! E é exatamente neste conteúdo que você vai descobrir e, certamente, isso te dará uma forcinha na sua escolha.  

Na verdade, antes de começar a saber de tudo isso, tem um dado importante que, com toda a certeza vai te animar… Segundo o último Censo da Educação Superior, o país conta com 2.076 faculdades, 294 centros universitários, 198 universidades e 40 institutos Federais de Educação e Centros Federais de Educação Tecnológica. Então, agora, bora descobrir as diferenças entre universidade e faculdade…  

Como rola a classificação? 

Em primeiro lugar, é necessário entender que todas as que oferecem curso de nível superior podem ser chamadas de Instituição de Ensino Superior (IES). Isso é meio óbvio, não é mesmo? Tá ok… Digamos que assim que começa a oferecer graduação, a primeira classificação dada pelo Ministério da Educação (MEC) é como faculdade.  

Nesse sentido, podemos dizer que conforme ocorre a maior oferta de cursos e demais exigências do órgão do Governo Federal, a instituição pode evoluir para Centro Universitário ou Universidade, que é a nomenclatura máxima! Já sacou alguma diferença entre universidade e faculdade? Calma que tem mais e você vai saber tudinho!  

O que é uma facul? 

Em síntese, uma faculdade é focada em uma determinada área do conhecimento, podendo, claro, oferecer cursos de graduação, pós-graduação ou até mesmo de especialização. Normalmente, a variedade de cursos não é tão ampla, mas o peso do diploma será igual aos das demais instituições de ensino superior, oks?! Então, tá tudo bem escolher estudar em uma faculdade também.  

Inclusive, a faculdade pode ser tanto pública, que você não pagará nada para estudar, como privada. Mesmo sendo privada, se atente aos programas de estudo, e também do governo, porque muitas oferecem também formas de você estudar sem pagar ou começar a pagar depois que já estiver com o diploma em mãos.  

E a universidade? 

Já a universidade reúne diversas áreas do conhecimento, sendo Ciências Humanas, Exatas, Biológicas e da Saúde. Ah, essa é outra diferença entre universidade e a faculdade bem representativa… Na faculdade não é obrigatório que os professores tenham título de mestrado ou doutorado, enquanto na universidade pelo menos ⅓ do corpo docente obrigatoriamente tem de ter a titulação.  

Outra exigência do MEC para as universidades é que elas ofereçam, no mínimo, quatro programas de pós-graduação, isto é, mestrados ou doutorados, sendo obrigatório que, ao menos, seja um doutorado. E isso significa que caso você queira seguir carreira na área acadêmica ou da pesquisa, certamente na universidade terá mais opções para escolha e não precisará mudar de instituição de ensino, isto é, poderá continuar ali perto daqueles docentes que, além de te ensinarem, te incentivam a ir cada vez mais longe!  

Agora, quer saber a maior semelhança da universidade com a faculdade? Ela também existe nos modelos público, que você não pagará absolutamente nada para estudar, e privado. Assim como a facul, ela também pode oferecer formas de você estudar sem pagar ou começar a pagar depois que já estiver com o diploma em mãos. Inclusive, até do vestibular você pode se isentar ou até mesmo nem precisar prestar a prova. Já imaginou entrar em uma universidade que está entre as melhores somente com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? Sim. Isso é possível! 

Na estrutura tem diferença? 

Você já conseguiu ler algumas diferenças entre universidade e faculdade mais em questões internas… Mas óh, não param por aí, oks?! Na estrutura também tem diferença sim, e, além do corpo docente, pode ser um dos aspectos que mais fará diferença na qualidade dos seus estudos. Com toda a certeza a estrutura de uma universidade é muito superior se comparada à de uma faculdade. Uma vez que ela abriga diversas áreas do conhecimento, precisará ainda de bibliotecas, refeitórios, setores administrativos e até mesmo agências bancárias. Você, praticamente, não precisará sair do campus caso estude em uma universidade!  

Já na faculdade, como não há uma grande oferta de cursos, a estrutura, certamente, é bem menor. Ah, e ela não tem autonomia para credenciar novos cursos ou novos espaços fora da sede da instituição, nem mesmo no mesmo Estado. Enquanto para a universidade isso é possível! 

Se liga nesse segredinho aqui que também pode ser uma diferença entre universidade e faculdade… Tem universidade com mais de 255 mil livros físicos e quase 18 mil em bibliotecas virtuais. E, caso você descubra uma paixãozinha pela pesquisa, ou até já saiba que é essa linha que quer seguir, precisará de acesso ao Portal da Capes, que é conhecido no mundo todo. Nesse sentido, tem universidade que também oportunizam isso, oks?!  

Diferença entre universidade e faculdade 

Fala sério… É bem provável que você já tenha percebido as diferenças entre universidade e faculdade, mas para facilitar um pouquinho ainda mais, se liga nesse breve resuminho em tópicos…  

  • A universidade obrigatoriamente terá, pelo menos, ⅓ do corpo docente formado por mestres ou doutores, e a faculdade não necessariamente; 
  • A universidade te oferece mais opções e oportunidades de mestrados ou doutorados;  
  • A universidade terá proporcionará uma estrutura que além da qualidade no ensino, refletirá positivamente no seu conforto também. 

Tá, e por que eu devo estudar em uma universidade? 

Poooxa… Sério que os motivos ou as diferenças entre universidade e faculdade ainda não ficaram tão evidentes ou te acenderam um alerta para olhar com mais atenção para uma universidade? Então tá bom!  

Na universidade, em razão da obrigatoriedade das atividades de ensino, pesquisa e extensão, você já sai à frente, porque, certamente, atuará em iniciativas voltadas à comunidade em que a universidade está inserida. E na faculdade isso não é tão comum. Com isso, você já vai ganhando mais afinidade com a profissão que escolheu!  

Óh, tem outro detalhe extremamente importante, mais até que as diferenças entre universidade e faculdade. Certamente você leu bastante o nome MEC neste post, pois bem… Atente-se se a instituição de ensino é reconhecida pelo órgão e também qual o conceito sobre do curso que você está pesquisando. Caso não tenha esse reconhecimento, o seu diploma não terá validade. E aí você vai fazer o que com ele? E neste outro post você entende tudo sobre a importância dos conceitos.  

Agora, conta aí nos comentários o que você achou dessas diferenças entre universidade e faculdade e qual deve ser a sua escolha para o futuro.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *