Vai prestar o Enem? Confira algumas dicas para arrasar na prova!

Por
0 0 0 Sem comentários

Ao longo dos últimos 20 anos o Enem se transformou de um simples exame avaliativo do ensino médio para uma das principais e maiores provas classificatórias para o ensino superior do mundo. Pessoas de todo o Brasil se preparam muito para os dois domingos mais aguardados do ano. Gerenciar bem o tempo na prova é fundamental para obter os melhores resultados e notas, por isso, preparamos 8 dicas para você não perder tempo no Enem. Confira abaixo:

1 – Faça primeiro as suas competências de afinidade: Ao invés de seguir a prova linearmente, comece pela parte que lhe dá maior conforto. Se você sente mais afinidade por matemática, por exemplo, comece por ela, mesmo que não seja a primeira competência da prova.

2 – Elimine opções: Para as questões em que há dúvida, elimine opções erradas e a escolha se tornará cada vez mais simples de ser percebida.

3 – Se não souber uma questão, pule: Se não sabe, ou até sabe, mas não tem certeza e precisa pensar, passe para a próxima e volte para esta depois. Muitas vezes perdemos tanto tempo em uma questão que não conseguimos responder e acabamos ficando sem tempo.

4 – Leia a pergunta antes do texto de referência: Antes de ler o texto, vá para as perguntas. Somente depois volte para o texto e leia onde é solicitado. Assim, você economiza tempo de prova.

5 – Faça marcações nas questões: Marque passagens importantes dos textos e use a parte da página que sobra para demais desenvolvimentos de raciocínio. Sempre fica bem mais fácil de visualizar as suas informações ao fazer anotações.

6 – Reserve meia hora para o preenchimento do gabarito: Muitas vezes as pessoas se perdem na hora de preencher o gabarito. Portanto, reserve ao menos 30 minutos para preenchê-lo.

7 – Use um “marcador” reto para preencher o gabarito: Ao invés de ficar buscando pelos números correspondentes, use o RG ou uma caneta extra como se fosse uma régua. Isso tornará o preenchimento do gabarito mais rápido e diminuirá suas chances de errar.

8 – No dia da redação, comece por ela: Comece pela redação. Escreva o rascunho com a cabeça fresca e então passe para a folha definitiva. Faça as questões em seguida. 

Relaxe

Depois de passar meses se preparando e ter recebido as 8 dicas para a prova, que tal relaxar nos dias que antecedem o Enem? O estresse é o grande responsável pelo famoso branco durante a prova. Por isso, se liga em mais essas dicas para ficar tranquilo na hora do tão aguardado momento do exame:

Divirta-se: Jogue algo que você goste, assista a um filme, fique com a família… Estar na companhia de pessoas queridas e fazer atividades prazerosas fazem bem para a mente e ajudam a livrar, aos poucos, a sensação de rotina dos estudos.

Descanse: Durma bem! Programe-se para dormir ao menos oito horas por noite. Não estude e nem revise conteúdo antes da prova, isso deixará a sua mente sobrecarregada.

Alimente-se bem: No dia da prova tome um café da manhã reforçado e coma o que está habituado. No almoço, prefira alimentos de fácil digestão, como carnes magras e evite gorduras. Aproveite esses dias para acostumar o corpo com a rotina da prova. Almoce mais cedo e faça refeições leves.

Organize-se: Separe a documentação necessária, como o cartão de confirmação de inscrição e documento original com foto. Não se esqueça de ler atentamente o edital para não perder nada! Separe as canetas esferográficas pretas de tubo transparente, é importante levar mais de uma para não correr riscos.

É isso! Com essas dicas práticas para o dia da prova e com as orientações de descanso e lazer antes da data, a certeza do sucesso no Enem agora está em suas mãos e dependerá somente de você e de sua dedicação aos estudos até lá… Boa sorte e ótima prova!

Comments

comments