Apresentação

O Boletim de Pesquisa da Safra 2022 elaborado pelo Programa de Pós-Graduação e pelo curso Graduação em Agronomia, ambos mantidos pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), traz vários assuntos ao produtor e a toda cadeia do agronegócio brasileiro que mais uma vez sustenta os requisitos de segurança alimentar no mundo. O Boletim de Pesquisa deste ano também destaca o Jubileu de Ouro da UNOESTE, que completa 50 anos de existência transformando a vida no campo por meio do conhecimento. A UNOESTE, ciente de sua importância regional e nacional para o agronegócio, investe ano a ano em pesquisa e numa formação de qualidade para que o mercado tenha profissionais com carreiras de sucesso.
Falando dos assuntos, uma série de inovações tecnológicas estão descritas neste boletim, superando dificuldades e restrições que se apresentam no manejo e no cultivo de solos arenosos. Para se ter uma ideia melhor, neste boletim, as culturas do algodão, do feijão, da cana de açúcar, da batata doce, da soja e do amendoim recebem atenção e divulgação especial dos pesquisadores, mas também é digno de destaque os avanços nas áreas de localização de plantas e linhas de plantio, agricultura de precisão, semeadura de orquídeas, caracterização agrometeorológica, conservação de sementes e nutrição de forrageiras.
Ciência, inovação e tecnologia quando bem aplicadas produzem alimentos saudáveis e sustentáveis a todos os brasileiros. Este é o maior valor que nossa sociedade hoje possui graças ao esforço do agronegócio. Parabenizo a UNOESTE e a todos os pesquisadores e autores que dispenderam tempo e esforço neste trabalho.
Dr. Adilson Eduardo Guelfi – Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e Extensão

O Boletim de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação e Graduação em Agronomia da Unoeste de 2022 está com artigos com resultados espetaculares. Nessa edição tem uma diversidade enorme de assuntos, envolvendo várias culturas agrícolas. Destaque para as culturas do algodão, soja, feijão, cana-de-açúcar, batata doce, orquídeas, medicinais, aromáticas, forrageiras e amendoim. Os artigos trazem informações e resultados importantes sobre as condições climáticas, solos, adubações, efeitos na produtividade das culturas, fixação biológica de nitrogênio, qualidade de sementes, espaçamentos, época de semeadura, herbicidas, tecnologia da informação aplicada na agricultura, deficiência hídrica, pragas agrícolas, fotoperíodo, radiação solar, crescimento radicular, desempenho de cultivares, compactação, plantio direto, entres outros. Assim como, nas outras edições o Boletim apresenta uma linguagem simples, direta e objetiva, com o propósito de contribuir com todos envolvidos no processo da produção agropecuária. Os dados podem contribuir de forma direta na tomada de decisões na implantação e na condução das culturas já instaladas. O desenvolvimento regional e nacional está diretamente relacionado com o sucesso e avanço do setor agropecuário. A pesquisa é fundamental para o crescimento e exige empreendedorismo, criatividade, inovação, coragem, determinação, dedicação, trabalho, colaboração, “doação”, competência, habilidade e muito conhecimento. Os resultados apresentados no Boletim trazem contribuições muito significativa para o avanço na qualidade das atividades desenvolvidas pela agropecuária brasileira. Aproveitem, utilizem e façam bom uso dos dados.
Dr. Carlos Sérgio Tiritan- Diretor da Faculdade de Ciências Agrárias e Coordenador do Curso de Agronomia

Nesta nova edição do Boletim, a terceira, mantivemos o intuito inicial do Boletim que é de difundir o conhecimento gerado por pesquisadores, ou seja, professores e alunos dos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Agronomia da Unoeste. O Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Unoeste entende a importância de divulgação de resultados em linguagem adequada para o público em geral, especialmente para agricultores, pecuaristas, consultores, extensionistas, estudantes e outros agentes da cadeia produtiva agropecuária.
A publicação do Boletim de Pesquisa tem se mostrado ótima ferramenta de comunicação e extensão de conhecimento para a sociedade, especialmente para o Oeste Paulista. Esta ação reforça o compromisso do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Unoeste com a agropecuária sustentável e com o desenvolvimento regional ao divulgar resultados de pesquisas que buscam potencializar a vocação produtiva do Oeste Paulista. Desta maneira, são abordados temas diversos de interesse agropecuário inseridos nas linhas de pesquisa do Programa.
Esperamos que façam bom uso deste Boletim.
Dr. Fábio Rafael Echer – Coordenador
Dr. Edgard Henrique Costa Silva – Vice-Coordenador
Programa de Pós-Graduação em Agronomia – Gestão 2021-2024