Integrante do CEVOP é premiada no V Simpósio de Iniciação Científica da Unoeste

Maria Dolores Pissolato, discente do curso de Ciências Biológicas e estagiária do CEVOP desde 2013, foi premiada com o terceiro lugar no V Simpósio de Iniciação Científica da Unoeste, ralizado no ENEPE 2016.

14708380_949781495133724_4568979086315903062_n

Maria Dolores Pissolato, discente do curso de Ciências Biológicas e estagiária do CEVOP desde 2013, foi premiada com o terceiro lugar no V Simpósio de Iniciação Científica da Unoeste ralizado no ENEPE 2016.

O prêmio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) beneficia alunos da Unoeste pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O PIBIC visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica.

A premiação ocorreu no Auditório Azaleia (Campus II da Unoeste) no dia 20 de outubro, onde foi realizado a cerimônia de encerramento do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE) e a premiação dos vencedores do 2º Prêmio Pibic.

A solenidade de premiação foi presidida pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, que falou sobre os resultados positivos alcançados pelo evento, tanto em qualidade quanto em quantidade: 4.335 inscritos e 1.696 trabalhos, respetivamente 8% e 16% a mais que no ano anterior.

A integrante do CEVOP, Maria Dolores Pissolato foi premiada com o terceiro lugar com o projeto de pesquisa “Avaliação de efeitos mitigadores da aplicação de gaba e ACh na germinação de sementes de soja sob estresse osmótico”, sob orientação da Profa. Dra. Adriana Lima Moro e contribuição da doutoranda Inaê Braga.

O primeiro colocado foi o trabalho “Efeitos à curto prazo de um programa de treinamento resistido utilizando tubos elásticos em cardiopatas”, desenvolvido pelo  bolsista João Pedro Lucas Neves Silva, sob orientação da Dra. Francis Lopes Pacagnelli. O segundo lugar foi “Caracterização física do concreto com resíduo industrial de couro, de autoria de Rafael Benvenuto Guimarães, sob orientação da doutora Rebeca Delatore Simões.

Daniel Neris, também integrante do CEVOP e bolsista Pibic, apresentou o projeto “Estudo das enzimas envolvidas no sistema fotossintético c4 em plantas de cana-de-açúcar submetidas a níveis de estresse hídrico”.