Plantas e seus aspectos cognitivos

17634298_974314602704497_5781876056756497620_n

No dia 29 de março o Dr. Gustavo Maia Souza, do departamento de Botânica da UFPel, esteve na Unoeste proferindo a palestra “Neurobiologia Vegetal” para professores e alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Agronomia e Engenharia Ambiental.
A palestra foi promovida pelo curso de Ciências Biológicas em parceria com o Centro de Estudos de Ecofisiologia Vegetal do Oeste Paulista (Cevop), e vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária da Unoeste. A fala do Dr. Gustavo ocorreu no auditório Azaleia, no bloco B3 do campus II da universidade.
O pesquisador falou sobre as novas contribuições que a pesquisa em Botânica trazem para evidenciar que plantas, apesar de não disporem de neurônios, apresentam sinalização elétrica, sofisticado processamento de informações, memória, aprendizado, capacidades sociais, individualidade, inteligência, cognição e um certo nível de consciência. Os aspectos tratados pelo pesquisador apontam que os vegetais, assim como outros seres vivos, são organismos altamente complexos e auto-organizados que detêm capacidade de agir sobre si e o meio e de responder a este de maneira não determinada.