Aluno do CEVOP é aprovado em PPG na Unicamp

Daniel Moreira Neris, que é aluno do 8º termo do curso de Ciências Biológicas, foi aprovado no Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular da Unicamp à nível de mestrado.

IMG_1173

O processo seletivo ocorreu no dia 01 de novembro e foi dividido entre provas de capacitação em língua inglesa, análise do Curriculum Vitae e de Histórico Escolar e da Graduação e prova de conhecimentos específicos.

Neris iniciou atividades de pesquisa no CEVOP no primeiro ano do curso de graduação em Ciências Biológicas. Seus projetos de iniciação científica envolveram o estudo de alterações morfológicas em plantas sob competição, a análise de enzimas envolvidas no metabolismo fotossintético em plantas C4, e detecção de padrões de transcrição de genes relacionados ao deficit hídrico em cana-de-açúcar. Além disso, foi estagiário no laboratório de Bioquímica do CEVOP durante três anos, bolsista PIBIC em 2014 e bolsista de iniciação científica pela empresa Stoller do Brasil. Na Unicamp, Daniel irá desenvolver projeto de mestrado na linha de pesquisa de Genética Vegetal e Melhoramento, no qual irá estudar a fisiologia e a bioquímica de cana-de-açúcar geneticamente modificada.

Esta é a segunda aprovação de um aluno do CEVOP na Unicamp. No final do ano passado a aluna Maria Dolores Pissolato, também do curso de Ciências Biológicas, foi aprovada no Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal. (Leia mais)

Criado em 1980, o programa de pós-graduação em  em Genética e Biologia Molecular é um programa de excelência e aferido com a nota máxima (7) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o órgão federal que julga os programas de pós-graduação no Brasil. O PPG-GBM é aberto para alunos graduados em biologia, biomedicina, medicina, farmácia e outras áreas afins, mas também recebe graduados em áreas com forte interação com as ciências biológicas, como a ciência da computação.

O PPG-GBM recebe jovens talentos de todo o brasil e do exterior. O seu corpo docente é altamente qualificado realizando pesquisas de ponta em sua maioria financiadas pelas principais agências públicas e privadas de fomento à pesquisa do Brasil e do exterior. Os professores credenciados estão distribuídos em 6 diferentes áreas, a saber: Genética Animal e Evolução, Genética de Microrganismos, Genética Vegetal e Melhoramento, Microbiologia, Imunologia e Bioinformática. A Unicamp responde por 8% da pesquisa acadêmica no Brasil, 12% da pós-graduação nacional e mantém a liderança entre as universidades brasileiras no que diz respeito a patentes e ao número de artigos per capita publicados anualmente em revistas indexadas na base de dados ISI/WoS. A média anual de teses e dissertações defendidas é de 2,1 mil e 99% de seus professores possuem título de doutor. Esse batalhão do ensino e pesquisa lidera o ranking nacional per capita de publicações científicas nas revistas internacionais catalogadas. Se a produção acadêmica for calculada pelo desempenho de cada pesquisador, a Unicamp é, atualmente, a mais produtiva universidade brasileira. (Fonte: http://www.unicamp.br).