Modelos indicam pancadas de chuvas na região entre 27 a 31 de outubro. O total acumulado de chuva já chegou a 234,8 mm, ou seja, 55% a mais do normal para o mês (151 mm).
Até o dia 25 de outubro já choveu 234,8 mm em Presidente Prudente. Esse volume já é 55% maior do que o normal para o mês (151 mm). Grande parte desse volume foi registrado no último fim de semana, onde choveu 96,8 mm entre sábado a domingo. Essa chuva foi acompanhada de vendavais na região. Na estação do Inmet, as rajadas de vento chegaram a 86 km/h.
Para os próximos dias, os modelos indicam pancadas de chuva pela região nos últimos dias de outubro, principalmente entre quarta a domingo. O volume esperado até domingo está variando de 20 a 40 mm.
Já para o início de novembro, pelo menos na primeira semana os modelos americano e europeu indicam pouca ou nenhuma chuva para o Oeste Paulista, em que, as chuvas devem ficar mais concentradas mais na região Norte do Estado de São Paulo, como pode ser visto na previsão até 09 de novembro. Já o modelo meteoblue, indica a possiblidade de chuvas na região nos primeiros dias de novembro.
Os principais sistemas atmosféricos (Oscilação Antártica e Madden-Julian) que favoreceram a ocorrência de chuvas na região ficarão em condições desfavoráveis para chuva no início de novembro. No entanto, o alto volume de chuvas registrado nas últimas semanas foram suficientes para repor a umidade do solo, dando boas condições para a instalação e desenvolvimento inicial das culturas por alguns dias.