Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Previsão 25/Out: Outubro termina com pancadas de chuvas no Oeste Paulista

Modelos indicam pancadas de chuvas na região entre 27 a 31 de outubro. O total acumulado de chuva já chegou a 234,8 mm, ou seja, 55% a mais do normal para o mês (151 mm).

Até o dia 25 de outubro já choveu 234,8 mm em Presidente Prudente. Esse volume já é 55% maior do que o normal para o mês (151 mm). Grande parte desse volume foi registrado no último fim de semana, onde choveu 96,8 mm entre sábado a domingo. Essa chuva foi acompanhada de vendavais na região. Na estação do Inmet, as rajadas de vento chegaram a 86 km/h.

Para os próximos dias, os modelos indicam pancadas de chuva pela região nos últimos dias de outubro, principalmente entre quarta a domingo. O volume esperado até domingo está variando de 20 a 40 mm.

Já para o início de novembro, pelo menos na primeira semana os modelos americano e europeu indicam pouca ou nenhuma chuva para o Oeste Paulista, em que, as chuvas devem ficar mais concentradas mais na região Norte do Estado de São Paulo, como pode ser visto na previsão até 09 de novembro. Já o modelo meteoblue, indica a possiblidade de chuvas na região nos primeiros dias de novembro.

Os principais sistemas atmosféricos (Oscilação Antártica e Madden-Julian) que favoreceram a ocorrência de chuvas na região ficarão em condições desfavoráveis para chuva no início de novembro. No entanto, o alto volume de chuvas registrado nas últimas semanas foram suficientes para repor a umidade do solo, dando boas condições para a instalação e desenvolvimento inicial das culturas por alguns dias.

Related Articles

Previsão 28/Mai: Previsão para o Oeste Paulista não se confirma e cenário futuro é preocupante

Novas atualizações a longo prazo indicam chuvas abaixo da média até o mês de setembro no Oeste Paulista.
Read more

Como ficará o tempo no Oeste Paulista nas próximas semanas?

Modelos indicam um período de estiagem e de baixa umidade relativa nas próximas semanas na região.
Read more

Previsão: Como ficará o tempo no natal?

Previsão é de tempo firme (sem chuvas) com temperaturas chegando a 36 °C no Oeste Paulista
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: