Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Como ficará o tempo no Oeste Paulista na primeira quinzena de fevereiro?

A primeira quinzena de fevereiro será marcada por dois momentos: período com chuvas até 08 de fevereiro e poucas chuvas entre 09 a 15 de fevereiro.

O mês de janeiro terminou com chuvas acima da média na região. Na estação do Campus II choveu 309,8 mm, sendo que o esperado para o mês é 280 mm. No entanto, 50% da chuva registrada ocorreu nos três últimos dias do mês.

Conforme prognóstico do NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), as chuvas de fevereiro no Oeste Paulista devem ficar dentro da normalidade, onde o normal para o período é de volumes próximos a 200 mm.

Para a primeira quinzena de fevereiro, os modelos indicam volume de chuva entre 80 a 100 mm, sendo que, o volume deve ficar concentrado principalmente entre os dias 02 a 08 de fevereiro (o avanço de uma frente fria provocará bons volumes de chuva entre 06 a 08 de fevereiro). A partir do dia 09 uma massa de alta pressão deve atuar sobre a região reduzindo a ocorrência de chuvas, e organizando as chuvas na áreas mais ao Norte do Estado de SP, próximas a divisa com MG.

As chuvas devem retornaram para região na segunda quinzena de fevereiro, principalmente se confirmar a tendência de deslocamento da Oscilação Antártica para a fase negativa (Atualmente oscilação antártica está na fase positiva com tendência de se deslocar para fase de neutralidade e negativa na segunda quinzena de fevereiro). A fase negativa da Oscilação favorece o avanço de frentes frias para região.

Related Articles

Previsão 06/Mai: Próximos dias com temperaturas baixas e tempo seco

O avanço de uma nova massa polar reduzirá as temperaturas nos próximos dias (principalmente as mínimas) e estiagem permanece no Oeste Paulista.
Read more

Boletim do tempo: Unoeste Clima (08/Nov)

Massa de ar frio passa a perder força e temperaturas devem chegar a 35 °C no Oeste Paulista na quinta-feira (10/Nov).
Read more

Previsão do Inverno de 2023 para o Oeste Paulista

Outono termina com chuvas acima e temperaturas dentro da normalidade. Confira o prognóstico do inverno de 2023 para o Oeste Paulista.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: