Volume registrado na primeira quinzena do mês ficou acima da normalidade no Oeste Paulista. Já para a 2ª quinzena de dezembro, as chuvas deve ficar pouco abaixo da normalidade, sendo mais irregulares e com menores volumes.
Por: Dr. Alexandrius de Moraes Barbosa
Especialista em Agrometeorologia e Climatologia
Análise: primeira quinzena de dezembro
Na primeira quinzena de dezembro as chuvas ficaram acima da normalidade no Oeste Paulista. Foi registrado o volume de 162 mm na estação meteorológica da Unoeste, localizada em Presidente Prudente. E 130 mm na estação da Fazenda Experimental, localizada em Presidente Bernardes. O volume normal para o mês de dezembro é de 207 mm.
Previsão para 2ª quinzena de dezembro
Para a segunda quinzena de dezembro os modelos estão indicando chuvas abaixo da normalidade. Ainda sob efeito do fenômeno La Niña, as chuvas ficarão mais concentradas na região Central do Brasil, com alto risco de estiagem na região Sul, e chuvas irregulares no Estado de São Paulo.
No Oeste Paulista, as chuvas nas próximas semanas devem ocorrer em dois períodos:
Entre 18 e 19 de dezembro: 15 a 30 mm (chuvas irregulares);
Entre 26 a 30 de dezembro: 20 a 40 mm;
O volume total esperado na região até o fim do mês varia de 35 a 70 mm. Se a previsão se confirmar, o volume total de dezembro deve ficar dentro da normalidade para a região. Em relação a janeiro, os modelos estão indicando chuvas pouco acima da normalidade no Oeste Paulista.
Temperatura: os modelos indicam temperaturas pouco abaixo da normalidade nas próximas duas semanas, onde as máximas devem ficar entre 30 a 32 °C e as mínimas próximas a 20 °C.