Chuvas de verão ficaram 50% acima e temperatura 1,5 °C abaixo da normalidade no verão.
Por: Alexandrius de Moraes Barbosa
Especialista em Agrometeorologia e Climatologia
As chuvas de verão ficaram acima da normalidade em Presidente Prudente. Foram registrados na estação meteorológica da Unoeste 954 mm, enquanto que o normal para o período é de volume próximo a 620 mm, ou seja, choveu aproximadamente 50% acima do esperado. Devido a grande presença de dias nublados e menos radiação atingindo a superfície terrestre, a temperatura ficou 1,5 °C abaixo da normalidade.
E o que esperar para a estação de Outono que inicia hoje (20/Mar)?
Após três anos, o fenômeno La Niña foi oficialmente declarado encerrado pelo NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), sendo que o oceano pacífico encontra-se em condições de neutralidade e assim deve permanecer durante o outono de 2023. Essa condição contribui para que as condições climáticas fiquem dentro da normalidade nos próximos meses na região.
Em relação a precipitação, as chuvas devem ficar dentro da normalidade, com volume total acumulado próximo a 250 mm. No entanto, no outono as chuvas passam a ficar mais irregulares, menos volumosas e sendo muito frequente a ocorrência de longos dias de estiagem.
Em relação a temperatura, a maioria dos modelos indicam temperatura pouco acima da normalidade nos próximos meses. Isso não significa que não irá fazer frio, e sim, que na média dos próximos três meses a temperatura irá ficar pouco acima climatologia da região. Portanto, haverá sim a entrada de massas de ar frio, principalmente a partir da segunda quinzena do mês de maio.