Volume acumulado de 70 a 110 mm são previstos para a região nos próximos 10 dias em função da chegada de frentes frias sobre a região.
Por: Alexandrius de Moraes Barbosa
Especialista em Agrometeorologia e Climatologia
Nos últimos dias os modelos de previsão do tempo passaram a indicar bons volumes de chuvas para o Oeste Paulista nos próximos 10 dias. Uma das oscilações atmosféricas que regulam a entrada de frentes frias no Brasil é a Oscilação Antártica, quando essa oscilação está na fase positiva, as frentes frias normalmente atuam mais sobre a região Sul do país. Quando a oscilação antártica encontra-se na fase negativa, e assim permanece por alguns dias, o avanço das frentes frias sobre a região Sudeste é favorecido.
E praticamente desde o início de abril a oscilação antártica tem ficado na fase negativa, e a consequência é a chegada de frentes frias mais intensas sobre a região. Na última semana, entre quinta e sexta-feira uma frente fria passou sobre a região promovendo chuvas com volumes entre 20 a 80 mm (nas estações da Unoeste foram registrados 25,8 mm na Fazenda Experimental e 50 mm no Campus II).
E para os próximos dias é previsto o avanço de duas frentes frias. A primeira chega na sexta-feira (14/Abr) e a segunda entre terça e quarta-feira (18 e 19/Abr). As duas frentes frias devem promover chuvas na região, sendo que, o volume previsto nos próximos dias varia de 70 a 110 mm.
Em relação a temperatura, essas frentes frias não devem provocar grandes quedas, no entanto, as manhãs passam a ficar mais frias, com mínimas próximas a 16/17 °C entre os dias 21 a 23 de abril.